Notícias

Informações sobre o novo Coronavírus

30 de março de 2020

Em desabafo no Facebook, a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, ao anunciar a montagem de 40 novos leitos para Covid-19, disse que a Prefeitura de Curitiba não tem mais equipes para abrir leitos. “Não tem sábado, domingo feriado para a nossa equipe. Estamos montando mais 40 leitos para atender Covid. Mas aviso que tudo tem limite, não temos mais equipes para abrir leitos. As pessoas precisam entender que não se tem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e toda a equipe de apoio laboratorial e limpeza no almoxarifado. Podemos ter camas, respiradores, monitores, medicamentos em estoque. Profissionais de saúde e de apoio são pessoas que tem família, que também precisam descansar, querem ver seus filhos e pais e muitos não o fazem há meses”, postou ela no Facebook, no último sábado.

_______

Para conter o avanço da Covid-19, o Governo do Paraná irá implantar um toque de recolher e estuda fechar praças e parques em todo o estado. As novas medidas devem ser publicadas até quarta-feira (2), segundo o governo. De acordo com boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) de segunda-feira (30), o Paraná tem 277.424 casos confirmados do novo coronavírus com 6.099 mortes.

_______

A Prefeitura de Curitiba determinou, na última sexta-feira (27), a volta para a bandeira laranja na cidade. Com a medida, bares, casas noturnas e de festas deverão ser fechados. O novo decreto também determinou novos horários de funcionamento em atividades comerciais. No caso das lojas de rua e shoppings, o horário de atendimento foi ampliado. Nos restaurantes, as restrições ficaram mais duras.

_______

As cirurgias eletivas, aquelas que não são urgentes e podem ser agendadas, estão suspensas em Curitiba, tanto nos hospitais públicos como nos privados. A prefeitura publicou ontem um decreto que suspende temporariamente a realização destes procedimentos na cidade. A decisão foi tomada após comunicados de hospitais da rede complementar de saúde sobre a lotação de leitos hospitalares. Os hospitais credenciados ao SUS já estavam com as cirurgias suspensas desde o dia 17 de novembro.

________

O Detran do Paraná informou nesta semana, que o Conselho Nacional de Trânsito revogou a suspensão de prazos para serviços de trânsito, que havia sido determinada por causa da pandemia do novo coronavírus. Na prática, isso significa que serviços como renovação de Carteira de Habilitação, transferência de veículos e envio de notificações de autuação, passam a vigorar com novos prazos a partir do próximo dia 1º de novembro.

________

É preciso adotar medidas rigorosas para evitar a disseminação do coronavírus, como higienizar as mãos com água e sabonete líquido ou álcool 70%. É importante também, não tocar nos olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção com as mãos não higienizadas. Caso isso aconteça, lave bem as mãos ou utilize o álcool em gel.⠀

Fonte: Ministério da Saúde

________

A PFIZER E A BIONTECH ANUNCIARAM QUE A VACINA EXPERIMENTAL QUE DESENVOLVEM DE FORMA CONJUNTA SE MOSTROU 90% EFICAZ NA PREVENÇÃO DO CORONAVÍRUS, DE ACORDO COM DADOS PRELIMINARES DA TERCEIRA FASE DOS ESTUDOS CLÍNICOS. AS FARMACÊUTICAS SÃO AS PRIMEIRAS A COMPROVAREM A EFICÁCIA DO IMUNIZADOR PARA A DOENÇA QUE JÁ MATOU MAIS DE 1 MILHÃO DE PESSOAS EM TODO O MUNDO. EM COMUNICADO, AS EMPRESAS INFORMARAM QUE AVALIARAM A SITUAÇÃO DE 94 VOLUNTÁRIOS DAS PESQUISAS QUE CONTRAÍRAM A COVID-19 E DESENVOLVERAM PELO MENOS UM SINTOMA. OS TESTES NÃO FORAM CAPAZES DE GARANTIR A SEGURANÇA DA FÓRMULA, MAS AS COMPANHIAS ESPERAM OBTER RESPOSTAS NESSA ÁREA NAS PRÓXIMAS SEMANAS.

________

Conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde, Curitiba registrou nesta terça-feira (27), 383 novos casos de covid-19 e quatro óbitos de moradores da cidade, infectados pelo novo coronavírus. As vítimas fatais foram dois homens e duas mulheres, com idades entre 64 e 84 anos. Até a tarde de ontem, a taxa de ocupação dos 285 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 era de 81%.

________

Os brasileiros que pretendem ingressar no Paraguai pela Ponte da Amizade até o final de outubro, devem ficar atentos às normas das autoridades do país vizinho: A entrada só pode ser feita das 5 às 14 horas, e não é possível atravessar a pé. Todos que estiverem no veículo devem portar documento pessoal, como identidade ou passaporte. A permanência deverá ser de, no máximo, 24h. Após isso, será obrigatório o cumprimento da quarentena de 14 dias. Dúvidas, podem ser esclarecidas com a PRF, no telefone 191.

________

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o impacto da pandemia na economia, fez com que a expectativa de oferta de vagas temporárias no comércio para o Natal fosse a menor desde 2015. A queda, que já era esperada, fez com que a projeção de vagas em todo país, fosse pouco menor que 71 mil, números quase 20% menores que os do ano passado.

_________

O boletim quinzenal da dengue, divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde, totaliza 848 casos. São 107 a mais que o informe anterior, do último dia 6. O atual período de monitoramento começou em agosto deste ano e segue até julho do ano que vem.

________

O Paraná se aproxima dos 201 mil infectados pela Covid-19. A doença já causou a morte de quase 5 mil paranaenses, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgado nesta quarta-feira (21). Só ontem, o Estado registrou mais 1.168 novos casos e 35 óbitos. Ainda segundo o boletim, 707 pacientes com diagnóstico confirmado seguem internados.

________

O Ministério da Saúde negocia a compra de 46 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac contra a covid-19. O medicamento é desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório Sinovac. O ministro Eduardo Pazuello anunciou a decisão durante uma reunião virtual nesta terça-feira, com os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal.

________

Mesmo com a pandemia e os efeitos no cenário pós-crise sanitária, o governo federal planeja cortes no orçamento da saúde para o ano que vem. A intenção do Executivo é destinar ao Ministério da Saúde cerca de R$ 127 bilhões de reais, quantia R$ 7 bilhões menor do que em 2020.

________

Segundo informe da Secretaria de Estado da Saúde divulgado nesta segunda-feira (19), o Paraná tem mais 1.135 diagnósticos confirmados de Covid-19 e 14 mortes em decorrência da doença. Todos os novos óbitos foram de pacientes que estavam internados. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Estado chega a quase 200 mil infectados, e quase 5 mil óbitos.

________

O Laboratório Nacional de Biociências divulgou ontem, em cerimônia no Palácio do Planalto, o estudo clínico do sobre o uso do medicamento NITAZOXANIDA em pacientes na fase precoce da covid-19. O remédio demonstrou eficácia no tratamento da doença, reduzindo a carga viral das pessoas infectadas.

________

Uma pesquisa da Serasa Experian, que ouviu 3 mil pessoas em 10 países durante a pandemia, revelou que as medidas de distanciamento social modificaram o comportamento em grande de parte dos consumidores, além de ter impulsionado as compras virtuais. Outros dados, apenas entre os brasileiros consultados, revelou que 24% reduziu gastos desnecessários, e 21% está economizando mais em fundos de emergência.

________

Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios aponta que mais de 3.200 municípios brasileiros ainda não veem condições sanitárias para retomar as aulas presenciais na rede básica de ensino neste ano. O número equivale a 82% das prefeituras consultadas pela Confederação.

________

O Brasil registrou 10.982 novos casos de Covid-19, em 24 horas, segundo Ministério da Saúde. Desde o início da pandemia, já passam das 5 milhões e duzentas mil pessoas infectadas. Neste domingo, foram registradas 230 novas mortes no país. Desde o início da pandemia, quase 154 mil brasileiros perderam a vida por complicações da doença.

________

Números do IBGE mostram que os trabalhadores domésticos e ligados à prestação de serviços às famílias ainda são os que mais sofrem com a pandemia da Covid-19 no Brasil. Segundo dados da pesquisa Pnad Covid, criada pelo IBGE para mensurar os efeitos da pandemia no país, de maio a julho, foram cerca de 500 mil postos de trabalho perdidos nos serviços domésticos.

________

Os cemitérios municipais de Curitiba voltaram a abrir hoje (14), após o período de restrições causados pela pandemia do novo coronavírus. Famílias interessadas em fazer limpeza, pinturas e pequenos reparos em túmulos para o Dia de Finados, têm até o dia 30 de outubro para concluir os trabalhos. Os portões ficarão abertos das 7h às 18h em dias úteis, e das 9h às 18h em fins de semana e feriados.

________

Depois de uma grande queda provocada pela pandemia do coronavírus, o movimento nos aeroportos brasileiros indica que, aos poucos, as pessoas estão voltando a viajar de avião. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informou que todas as medidas sanitárias devem ser tomadas pelas empresas aéreas. Em caso descumprimento destas medidas, os passageiros podem fazer denúncias no posto da agência de cada aeroporto.

________

Uma reunião entre a Comissão do Concurso da Polícia Civil e a Banca Examinadora da Universidade Federal do Paraná, determinou que as provas do Concurso Público da Polícia Civil 2020 continuam suspensas, em razão da pandemia da Covid-19. Uma nova reunião na primeira semana de novembro, vai voltar a analisar o estágio da pandemia e a possibilidade de realização do concurso. As inscrições terminaram em 2 de junho, e ultrapassaram a marca de 106 mil candidatos.

________

A entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade no Brasil por rodovias ou outros meios terrestres e por transporte aquaviário está restrita novamente por 30 dias. A decisão é do governo federal, e considera recomendação da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, por motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação da covid-19. As restrições não se aplicam para estrangeiros que sejam cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador de brasileiro; com ingresso autorizado pelo Governo brasileiro; e portador de Registro Nacional Migratório, e também a estrangeiros vindos da Venezuela.

________

Dados da última edição da Pesquisa Impacto da Covid-19 nas Empresas, divulgados pelo IBGE, apontam que 33,5% das empresas em funcionamento no país ainda sentem os impactos negativos decorrentes da pandemia de Covid-19 em suas atividades, na segunda quinzena de agosto. Na quinzena anterior, eram 38,6%. Nos dois períodos, as empresas de construção e do comércio foram as que mais relataram efeitos negativos. O levantamento identificou 3,4 milhões de empresas em funcionamento, das quais 37,9% disseram que o impacto da Covid-19 foi pequeno ou inexistente e, 28,6% que o efeito foi positivo na segunda quinzena de agosto.

________

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, recebeu a primeira “submissão contínua” de uma vacina contra Covid-19. O pedido foi feito pelos cientistas que testam o imunizante produzido pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. Isso marca o começo da revisão do banco de dados da pesquisa para iniciar o processo de registro. Nesta etapa, os técnicos da Anvisa vão avaliar os estudos referentes à primeira etapa do desenvolvimento da vacina – a fase não clínica. O governo brasileiro já comprou mais de 100 milhões de doses da vacina desenvolvida por Oxford e AstraZeneca. A expectativa é que as primeiras doses comecem a ser aplicadas em janeiro do ano que vem.

_______

Dados da última edição da Pesquisa Impacto da Covid-19 nas Empresas, divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo IBGE, aponta que trinta e três e meio por cento das empresas em funcionamento no país, ainda sentiam os impactos negativos decorrentes da pandemia de Covid-19 em suas atividades, na segunda quinzena de agosto. Na quinzena anterior, eram 38,6%. Nos dois períodos, as empresas de construção e do comércio foram as que mais relataram efeitos negativos. O levantamento identificou 3,4 milhões de empresas em funcionamento, das quais 37,9% disseram que o impacto da Covid-19 foi pequeno ou inexistente e, 28,6% que o efeito foi positivo na segunda quinzena de agosto.

_______

Segundo boletim da Secretaria Municipal da Saúde, Curitiba registrou nesta quinta-feira (1/10), 382 novos casos de covid-19 e oito óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. As novas vítimas fatais foram 4 homens e 4 mulheres, com idades entre 41 e 84. Todos tinham fator de risco para complicações da covid-19. Até agora são 1.299 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia. Até a tarde de ontem, a taxa de ocupação dos 334 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 era de 79%.

______

O Ministério da Saúde divulgou nessa quinta-feira os novos números da Covid-19 no país. São 144.680 mortos por causa da doença no Brasil. Mais de 4,8 milhões pessoas tiveram o diagnóstico confirmado para o novo coronavírus. 728 novas mortes e 36 mil casos foram confirmados nessa quinta-feira. O Ministério da Saúde também divulgou a média móvel da 39ª semana epidemiológica, de 20 a 26 de setembro. Houve redução de 11% no número de casos em relação à semana anterior. O Brasil é o segundo país com mais mortes no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com mais de 204 mil óbitos.

______

Mesmo com a pandemia do coronavírus, as Agências do Trabalhador continuam intermediando oportunidades pela internet. A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho anunciou mais de 2.400 oportunidades de emprego no Paraná. As ocupações com maior número de oportunidades são auxiliar de linha de produção, alimentador de linha de produção, ajudante de carga e descarga de mercadorias. O atendimento presencial nas Agências do Trabalhador prossegue só com agendamento prévio, por causa da pandemia do coronavírus. O agendamento deve ser feito no site www.justica.pr.gov.br/trabalho.

_______

De acordo com dados da Organização Pan-Americana da Saúde, o mundo atravessa, junto com a pandemia, uma crise generalizada de saúde mental, na qual quase 1 bilhão de pessoas vivem com algum tipo transtorno psicológico. Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, identificou que mulheres e jovens estão entre os mais afetados no Brasil. Segundo a pesquisa, quanto maior o impacto sobre a renda, maior os efeitos na saúde mental.

_______

Números do IBGE mostram que os trabalhadores domésticos e ligados à prestação de serviços às famílias ainda são os que mais sofrem com a pandemia da Covid-19 noBrasil. Segundo dados da pesquisa Pnad Covid, criada pelo IBGE para mensurar os efeitos da pandemia no país, de maio a julho, foram cerca de 500 mil postos de trabalho perdidos nos serviços domésticos.

________

Os cemitérios municipais de Curitiba voltaram a abrir após o período de restrições causados pela pandemia do novo coronavírus. Famílias interessadas em fazer limpeza, pinturas e pequenos reparos em túmulos para o Dia de Finados, têm até o dia 30 de outubro para concluir os trabalhos. Os portões ficam abertos das 7h às 18h em dias úteis, e das 9h às 18h em fins de semana e feriados.

________

O Auxílio Emergencial sofreu mudanças com regras mais rígidas para as pessoas que têm direito ao benefício e um valor menor do que o disponibilizado anteriormente. A principal mudança é a redução do valor, que será pago em quatro parcelas de R$300,00 até dezembro deste ano. Além disso, entre outros, não receberão essa ajuda os trabalhadores que tenham vínculo de emprego formal ativo adquirido após o recebimento do auxílio emergencial iniciando em abril deste ano; aqueles que tenham obtido benefício previdenciário, assistencial, seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal após o começar a receber o benefício em abril; Até o momento, o governo realizou mais de 265 milhões de pagamentos, aos 67 milhões de brasileiros elegíveis, com impactos diretos ou indiretos em mais da metade da população brasileira. O investimento ultrapassa os R$ 186 bilhões.

_______

As Agências do Trabalhador do Paraná vêm apresentando, depois do início da pandemia, uma crescente demanda no número de pessoas colocadas no mercado de trabalho. Somente em agosto, 6500 pessoas tiveram a carteira assinada, representando um índice 20% a mais que no mês de julho, quando foram empregadas 5695, considerado também um índice positivo. Os trabalhadores interessados em uma oportunidade de emprego podem escolher a melhor forma de acesso para se inscrever em uma vaga. Os agendamentos estão disponíveis no site justica.pr.gov.br

_______

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta terça-feira (8) o Plano de Segurança Sanitária para as eleições municipais de 2020. Em função da pandemia da covid-19, o tribunal estabeleceu um protocolo com medidas preventivas para eleitores e mesários que vão trabalhar no pleito, que será realizado em novembro. Entre outras medidas, os eleitores só poderão para entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras faciais e deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. A distância de um metro entre as demais pessoas também deverá ser mantida. O TSE recomenda ainda que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

_______

A Urbanização de Curitiba (URBS), prorrogou até 31 de outubro de 2020, a suspensão da necessidade de idosos (maiores de 65 anos), fazerem a chamada “prova de vida”, bem como os deficientes e portadores de patologias crônicas, que possuam cartão transporte isento. Estes usuários continuam temporariamente dispensados de requerer esta validação, sendo restabelecida a necessidade a partir do dia 3 de novembro de 2020.

_______

Um teste de rastreamento de covid-19 por meio da saliva humana está sendo incorporada à rotina de trabalho do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, no interior de São Paulo, para evitar surtos da doença no local. O teste ajuda a identificar pacientes assintomáticos e, se aplicado de forma periódica, tem potencial para agilizar o retorno seguro às atividades presenciais. O teste de rastreamento está baseado em estudos científicos internacionais que apontaram a saliva como material biológico de alta sensibilidade para indicar a presença do novo coronavírus e atestaram que as glândulas salivares também possuem o receptor para o Sars-CoV-2, vírus causador da covid-19. Na opinião da médica, o teste tem potencial para ser comercializado.

_______

O Ministério da Saúde atualizou neste domingo (30), o balanço da pandemia do coronavírus. De acordo com a pasta, a divulgação extraordinária ocorreu porque o governo do Distrito Federal acrescentou 200 mortes causadas pela doença após o boletim divulgado na noite de sábado (29). Isso porque na semana passada, a Justiça determinou que a Secretaria de Saúde do DF voltasse a informar todas as mortes notificadas, em vez de incluir no boletim, somente as que ocorriam e eram confirmadas para a Covid-19 no mesmo dia. Com a mudança, os números oficiais da pandemia ficaram assim: O Brasil tem 3 milhões 846 mil pessoas diagnosticadas com a doença, e 120.462 mortes.

_______

O Papa Francisco enviou ao Brasil, por meio de uma parceria da Santa Sé com a empresa Hope Onlus Association, especializada no setor, 18 respiradores e 6 aparelhos de ultrassom portáteis, que foram distribuídos a unidades hospitalares para ajudar no tratamento e terapia intensiva de pacientes com Covid-19. Uma das entidades contempladas foi o Hospital São Francisco na Providência de Deus, no Rio de Janeiro. O hospital já era conhecido do papa, que, em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude, visitou a unidade.

_______

O Paraná estabeleceu um novo recorde de mortes diárias pelas Covid-19. Foram confirmados 84 óbitos nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim do coronavírus atualizado nesta quinta-feira (20) pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). O recorde anterior havia sido estabelecido no dia 4 de agosto, quando 78 óbitos foram confirmados. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as mortes ocorreram entre 1º de julho e 20 de agosto. No entanto, os resultados dos exames foram processados entre ontem (19) e hoje (20).

________

Em novo decreto, Prefeitura de Curitiba determina bandeira amarela na capital. A partir de hoje (18), as atividades que estavam funcionando com restrições de dias e horários, como shoppings, comércio de rua, galerias e supermercados, agora estão liberados aos fins de semana ◀⠀
É importante ressaltar que os estabelecimentos precisam respeitar as medidas de distanciamento e higiene 😷⠀

________

De acordo com o secretário de Saúde, Beto Preto, o Paraná está no limite de medicamentos para entubação de pacientes contaminados pela Covid-19. “O uso dos medicamentos teve um aumento de demanda de 500% em todo Estado”, afirmou. Na tarde desta quinta-feira (23), o governador Ratinho Junior e o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazzuelo, farão um pronunciamento, previsto para às 14h, após uma reunião técnica para tratar do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no Estado.

________

Pelo segundo dia consecutivo, o Paraná bateu o recorde diário de mortes por Covid-19. Foram 71 óbitos incluídos aos registros oficiais, de acordo com o botim atualizado nesta quarta-feira (22) pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). Além disso, foram confirmados2.366 casos novos de coronavírus, levando o Estado a um total acumulado de 59.269 diagnósticos desde março. Esse foi o segundo maior número de casos novos em 24 horas, atrás apenas do dia 4 de julho (2.380).

________

A Arquidiocese de Curitiba mantém desde abril deste ano a Escuta Solidária, um serviço de acolhimento por telefone às pessoas que durante este período de isolamento social sentem-se sós ou com vontade de desabafar com alguém. Basta ligar para o telefone (41) 3550-0003, das 6h às 22h30, para conversar. Do outro lado da linha estará um voluntário que já atuava em serviços pastorais de acolhida nas paróquias para ouvir e dar conforto. Também participam voluntários da Província Marista Centro-Sul, parceira na Escuta Solidária.

________

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou, neste domingo (19), 1.062 novas confirmações e 19 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná soma 54.026 casos e 1.308 mortos em decorrência da doença. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto.

________

O Governo do Estado apresentou nesta segunda-feira (20) uma emenda ao projeto de lei, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2021, para alocar R$ 100 milhões no caixa da Secretaria de Saúde para aquisição de vacinas contra o novo coronavírus. De acordo com o chefe da Casa Civil, Guto Silva, a expectativa é que a vacina esteja disponível no início de 2021 e o Paraná já estará apto a iniciar o processo de aquisição.

________

Prefeitura de São José dos Pinhais determinou a reabertura do comércio a partir desta quarta-feira (15) após o fim do decreto estadual que restringiu as atividades não essenciais no município.  O anúncio foi feito pelo prefeito Toninho Fenelon em uma live realizada na noite de segunda-feira (13). Fenelon deixou claro que a decisão não é definitiva e que aguarda posicionamento do Governo do Paraná sobre a quarentena, que deve sair nesta tarde. Apesar da divulgação da reabertura, a Prefeitura não divulgou como irá funcionar como, por exemplo, horário e equipamentos de proteção.

________

O presidente Jair Bolsonaro publicou um decreto que permite a prorrogação do programa de suspensão de contrato de trabalho e de corte de jornada. Pela norma editada pelo presidente nesta terça-feira (14), empresas e empregados ficam autorizados a fazer novas negociações para ampliar o corte de jornada por mais um mês e a suspensão de contrato por mais dois meses. Dessa forma, o prazo máximo para as duas medidas passa a ser de 120 dias. De acordo com nota da Secretaria-Geral da Presidência, a extensão do programa “irá permitir que empresas tenham tempo hábil para se reestruturar, preservando, assim, diversos postos de trabalho”.

_________

Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) confirmou nesta segunda-feira (13) mais 1.040 casos de coronavírus e 44 mortes por complicações da Covid-19 no Paraná. Assim, o total acumulado desde março chega a 43.095 diagnósticos e 1.072 mortos pela doença. De acordo com a secretaria estadual da Saúde, atualmente o Paraná tem 849 pacientes internados com o diagnóstico de coronavírus confirmado. Destes, 316 ocupam leitos de UTI e 533 estão na enfermaria. Conforme a Sesa, outros 1.053 pacientes estão internados por quadros respiratórios, mas ainda aguardam o resultado dos exames para coronavírus. Em média, 72% dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 na rede pública do Paraná estão ocupados. A situação mais crítica é a da região leste, com 89% das vagas ocupadas.

_________

A Pastoral do Povo de Rua de Curitiba promove no dia 17 de julho, às 19 horas, uma formação online destinada a membros e voluntários envolvidos com o atendimento à população em situação de rua neste período de pandemia. Com o tema “População em situação de rua, políticas públicas e espiritualidade”, o encontro online terá participação da Ir. Cristina Bove, Dom José Luiz Sales (bispo referencial da Pastoral do Povo de Rua) e Carlos Umberto dos Santos (Coordenador Estadual do Paraná do MNPR). A formação é destinada a todos os membros e voluntários que atuam na Pastoral e demais pessoas interessadas que neste momento de pandemia atuam também na linha de frente do atendimento à população em situação de rua. O encontro será através da plataforma Google Meet. O link será enviado aos inscritos. Faça a inscrição no link abaixo 👇

https://forms.gle/HGfiqHFQUzyedmc88

_________

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (9), aponta 1.680 novas confirmações e 34 mortes causadas pelo novo coronavírus. O Paraná soma 37.001 casos e 914 mortos em decorrência da doença. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto.

_________

Desde o início das medidas preventivas ao Covid-19 em Curitiba, a Igreja local tem realizado uma ação chamada de “Mesa Fraterna”. Trata-se do atendimento assistencial à população em situação de rua, reunindo as práticas da Pastoral do Povo de Rua, da Ação Social da Paróquia Bom Jesus dos Perdões e a Comissão da Dimensão Social da Arquidiocese. Por meio desta iniciativa são arrecadadas doações, em especial de alimentos ou mesmo doações em valores, para distribuição do lanche fraterno, roupas, materiais de higiene, entre outros. O recebimento das doações, a organização e a distribuição são feitos com a dedicação de voluntários comprometidos com a vida do próximo, especialmente dos mais vulneráveis. Para saber mais, clique aqui.

__________

O Governo do Estado instala nesta sexta-feira (26) o Comitê de Planejamento de Retorno às Aulas Pós-pandemia, que vai estabelecer um plano único de volta às aulas presenciais em todo Paraná. O comitê terá a participação de todos os setores representativos da educação no Estado, tanto da rede pública quanto particular, e das secretarias estaduais da Educação, Saúde, Casa Civil e Planejamento. O anúncio foi feito pelo chefe da Casa Civil, Guto Silva, e pelo secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, durante reunião com representantes dos sindicatos das escolas particulares no Palácio Iguaçu.

__________

A Arquidiocese de Curitiba e a Comissão Arquidiocesana de Diáconos promovem nesta sexta-feira, 26 de junho, o encontro “Diaconato Permanente em tempos de Pandemia“. Será uma conversa online realizada com o bispo eleito da diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel, cp, e com o diácono Ney Guimarães, da Arquidiocese de Curitiba. Início: 19h45. O encontro poderá ser acompanhado pela página no facebook da Arquidiocese de Curitiba e pelo perfil de Dom Amilton.

___________

Pesquisadores das universidades estaduais do Paraná, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), de Institutos de Pesquisa e de algumas universidades do estado de São Paulo vão participar de um estudo genômico, pioneiro no Brasil e na América Latina, sobre as manifestações clínicas da Covid-19, em diferentes tipos de pacientes. O estudo inicia no mês de julho e será coordenado pelo Instituto de Pesquisa para o Câncer (IPEC/Guarapuava), por meio da Rede Genômica. O valor inicial do investimento na pesquisa é de R$ 800 mil, sendo R$ 400 mil da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), e R$ 400 mil repassados pela prefeitura de Guarapuava.

___________

A Arquidiocese de Curitiba lançou o Decreto de Orientação para a Circulação das Capelinhas neste período de pandemia. No decreto esclarece-se que – considerando e seguindo as determinações das autoridades civis e sanitárias – cabe à Paróquias, por meio do Pároco e Mensageiro(a) coordenador(a) da capelinha, o discernimento da continuidade ou não da visitação das capelinhas aos lares. Constam no documento orientações quanto a normas de higiene, o desaconselhamento das visitas em casas com idosos ou doentes e orientações quanto à entrega das contribuições, visto que não há a Reunião Geral das Mensageiras. O documento esclarece também que tal contribuição é destinada ao sustento dos Seminários, para o Obra de Vocações. Clique aqui pra mais informações.

__________

A poucos dias do final da campanha nacional de vacinação contra a gripe, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná alerta os municípios para que promovam estratégias para chamar o público-alvo que ainda não recebeu a dose. A campanha termina no dia 5 de junho e até esta quinta-feira a cobertura vacinal no Estado é de 75%. A meta é chegar a pelo menos 90%. O público estabelecido para esta fase da campanha abrange gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e adultos de 55 a 59 anos.

_________

Os Escoteiros do Brasil e a Cruz Vermelha Brasileira estão precisando de voluntários para ações de combate à pandemia do novo coronavírus. Os interessados podem participar de atividades de saúde e promoção de higiene, apoio psicossocial, campanhas de comunicação e também da triagem e da destinação de doações. Os voluntários têm que ser dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Amapá, Sergipe, Ceará e Rio Grande do Norte. Para ajudar é preciso ter mais de 18 anos, estar fora do grupo de risco e ter a carteira de vacinação atualizada. A inscrição deve ser feita através de um formulário que pode ser acessado pelo site escoteiros.org.br.

_________

O desmatamento na áreas de Mata Atlântica do Brasil avançou 27% entre 2018 e 2019, segundo o relatório “Atlas da Mata Atlântica” divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais  nesta quarta-feira. Dia 27 de maio é a data que marca o dia do bioma. O Paraná aparece como a terceira maior area abatida com cerca de 2.700 hectares destruídos. À frente no desmatamento estão Minas Gerais, com quase 5 mil hectares desmatados, seguido da Bahia, com 3.500.
________
O Papa Francisco afirmou nesta quarta-feira, na Audiência Geral, que “a oração é uma corrente de vida” feita por muitos homens e mulheres “que rezam e semeiam vida”. Em sua catequese, o Santo Padre falou sobre a importância de ensinar as crianças a rezarem. O papa pediu que ensinem os pequenos a fazer o sinal da Cruz. “É a primeira oração, para que as crianças aprendam a rezar. Depois, possivelmente, podem-se esquecer, tomar outro caminho, mas aquilo permanece no coração, porque é uma semente de vida, a semente do diálogo com Deus, disse o Pontífice.

________

O governo federal permitiu a suspensão do pagamento de parcelas do Fies por causa da pandemia do novo coronavírus, conforme publicação no Diário Oficial da União. A suspensão dos pagamentos foi decidida pelo Congresso em projeto de lei sancionado recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro. A decisão vale para os contratos que estejam na fase de utilização, carência ou amortização durante o estado de calamidade pública do País. A suspensão alcança duas parcelas para contratos em fase de utilização ou carência e quatro parcelas para contratos em fase de amortização e se aplica aos financiamentos que estavam em dia antes da vigência do estado de calamidade. O estudante interessado em suspender as parcelas deve se manifestar perante o agente financeiro do Fies no prazo de até 31 de dezembro para que não sejam cobrados juros ou multa.

________

O INSS começa a pagar hoje a 2ª parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. O pagamento, que em geral costumava ocorrer em novembro, foi antecipado como uma das medidas para reduzir o impacto da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. Quem recebe um salário mínimo terá o depósito feito entre hoje e o dia 5 de junho, de acordo com o número final do benefício. Já quem recebe acima de um salário mínimo, o pagamento da 2ª parcela do 13º será creditado entre os dias 1º e 5 de junho. A primeira parcela foi depositada entre os meses de abril e maio.

________

As agências dos Correios serão uma opção, a partir do mês que vem, para quem pretende fazer o cadastro do auxílio emergencial de R$ 600, criado com o objetivo de amenizar os impactos da crise econômica devido à pandemia do novo coronavírus. Uma nota divulgada pelos Correios esclarece que o início da prestação de apoio das agências postais neste cadastramento será junho, mas ainda não tem data definida.  O auxílio emergencial é pago pelo governo a autônomos, desempregados, trabalhadores informais e microempreendedores individuais.

________

A Secretaria Estadual da Saúde autorizou hoje o retorno dos treinos presenciais no futebol paranaense. Os clubes devem seguir protocolos com recomendações para evitar o contágio do coronavírus. O pedido aprovado pela Secretaria Estadual da Saúde é para realização de treinos físicos. Só nas próximas semanas os clubes vão tentar a liberação para treinamentos com bola. Por último, a liberação para o reinício dos campeonatos. A projeção inicial dos clubes e da Federação Paranaense de Futebol é de que o campeonato estadual retorne na metade de junho. No entanto, tudo depende do cenário da pandemia no Paraná. As competições estão paradas desde 13 de março, quando foi realizada a última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. Com a paralisação por causa do coronavírus, os jogadores ficaram apenas em treinamentos individuais, em casa, orientados por profissionais dos clubes.

_______

Os principais shoppings de Curitiba reabriram nesta segunda-feira, com movimento tímido, porém com filas nas portas de entrada, segundo reportagem do portal Bem Paraná. Os espaços ficaram fechados por quase dois meses por conta do risco de propagação da Covid-19. Para retomar o funcionamento, precisam obedecer uma série de regras estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde. Uma delas é o horário reduzido de funcionamento, com abertura ao meio-dia e fechamento às 20h.  Outra medida é restringir a entrada de idosos, menores de 12 anos, grávidas e portadores de doenças crônicas. Além dos shoppings, centros comerciais e galerias de Curitiba também estão autorizadas a reabrirem. Segundo a Associação Comercial do Paraná, o movimento previsto para esse período deve 70% menor do que o registrado antes da pandemia.

________

A Prefeitura de Curitiba acolheu quase 600 pessoas em situação de rua por noite neste fim de semana, quando foram registradas as menores temperaturas do ano. A maioria delas procurou espontaneamente atendimento nas casas de passagem coordenadas pela Fundação de Ação Social. Nos dias em que o frio não é tão intenso, aproximadamente 350 pessoas dormem nos abrigos do município. Por causa do frio previsto para toda a semana, a FAS mantém a ação intensificada para localizar e oferecer acolhimento para pessoas que estão nas ruas desprotegidas. Esse trabalho é desenvolvido sempre em que há previsão das temperaturas serem iguais ou abaixo de 9 graus. A população também pode ajudar. Caso veja algum morador de rua desprotegido, basta ligar para 156 ou acessar o aplicativo Curitiba 156.

_________

Nesse domingo a Igreja celebra a solenidade da Ascensão do Senhor, que é a subida de Jesus ao céu 40 dias após sua ressurreição. Nesta data, a Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações, que este ano tem como tema: “Para que possas contar e fixar na memória. A vida faz-se história”. Em ação de graças pelos comunicadores, o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside missa às 3 da tarde, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, que fica em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Missa será transmitida ao vivo pelas rádios e emissoras de TV de inspiração católica e pelos canais do Facebook e YouTube da CNBB.

_________
Na Arquidiocese de Curitiba, a Comissão Arquidiocesana de Comunicação e a Rede Evangelizar de Comunicação promovem nesse domingo, Dia Mundial das Comunicações, um programa de TV, às 4 horas da tarde, e missa às 6 horas da tarde, que vão ser transmitidos pela TV Evangelizar e redes sociais. O programa vai ter  como base a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações, trazendo convidados especiais para debater o tema em tempos de pandemia e as possibilidades de comunicação pós-pandemia. Para saber mais detalhes, basta acessar arquidiocesedecuritiba.org.br.
_________

Mais de 20% dos moradores dos estados do Pará, Amazonas e Mato Grosso estão até quatro horas de distância do município mais próximo com serviço de saúde que possui estrutura com UTIs para o atendimento de pacientes com doenças respiratórias graves, consequência da covid-19. É o que demonstra o estudo “Regiões e Redes Covid-19: Acesso aos serviços de saúde e fluxo de deslocamento de pacientes em busca de internação”, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A nota publicada nesta quinta-feira afirma que a necessidade de deslocamento para conseguir o atendimento médico é uma das principais questões do sistema de saúde brasileiro.

_________

O Ministério da Educação anunciou nesta sexta que o prazo de inscrição do Enem 2020 foi adiado até a próxima quarta-feira, 27 de maio. Pelo cronograma inicial, o processo terminaria  nesta sexta. Em nota, o Inep, que é responsável pela prova, afirma que a mudança ocorre após uma reunião da instituição com o Conselho Nacional de Secretários de Educação. As provas, marcadas inicialmente para novembro, também foram adiadas por causa da pandemia do coronavírus. Uma enquete com os participantes deve definir quais serão os novos dias.

_________

Com a previsão de queda das temperaturas por causa da chegada de uma frente fria em Curitiba, a FAS vai reforçar, nas noites de hoje até segunda-feira, os serviços de abordagem social e de acolhimento de pessoas em situação de rua. É o segundo fim de semana com ação intensificada no ano. A medida faz parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe e tem o objetivo de proteger a população de rua do frio intenso. O reforço é feito todas as noites em que a temperatura for igual ou menor a 9ºC. O trabalho será intensificado das 6 horas da tarde até a meia noite. A população também pode ajudar a proteger a população em situação de rua do frio. Ao perceber que alguém está em risco, basta entrar em contato por meio da Central 156 ou pelo aplicativo Curitiba 156.

_________

A Secretaria Municipal da Saúde convoca todos os moradores de Curitiba entre 5 a 59 anos de idade para a imunização contra o sarampo. Curitiba conta com 11 unidades de saúde exclusivas para vacinação. Nessas unidades não há outros atendimentos. Desde agosto de 2019, a cidade tem 687 casos confirmados de sarampo. Só neste ano foram 98 novos registros da doença. A faixa etária de 20 a 29 anos concentra 50% dos casos confirmados. Em 5% dos casos foi necessária a internação hospitalar e todos já tiveram alta.Segundo levantamento do Ministério da Saúde cinco estados brasileiros concentram 96% dos casos de sarampo: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Santa Catarina.

_________

O diretor do programa de emergências da OMS, Mike Ryan, afirmou em entrevista coletiva nesta sexta-feira que a América do Sul se tornou o novo epicentro mundial da pandemia do novo coronavírus. O continente já soma mais de 554 mil casos de covid-19 e mais de 28 mil mortes causadas pela doença. Mais da metade dos infectados foram reportados pelo Brasil. O País também contabiliza a maior parte das mortes na região.

_________

Já está disponível no site da CNBB o roteiro para a celebração em família para o domingo da Ascensão do Senhor, no dia 24 de maio. O material foi preparado pela Comissão para a Liturgia, na proposta de tornar possível a vivência da fé nas casas, como Igrejas Domésticas, já que ainda não é possível participar presencialmente das missas nas paróquias neste tempo de pandemia. O material tem a primeira leitura, o salmo e o Evangelho do dia, sugestões de cantos e orações. As dicas para uma boa celebração são: escolher um local adequado na casa para celebrar e rezar juntos; preparar a Bíblia com o texto a ser proclamado, um vaso com flores, um crucifixo, uma imagem ou ícone de Nossa Senhora, uma vela a ser acesa no momento da celebração, preferencialmente o círio da família utilizado na celebração da Vigília Pascal, nas casas. O roteiro está disponível para download em cnbb.org.br/.

___________

Mesmo com o anúncio do adiamento do Enem 2020, as inscrições para a prova não serão prorrogadas. O prazo termina nesta sexta-feira. Segundo o Inep, responsável pelo exame, mais de 4, 3 milhões de estudantes já estão inscritos para participar desta edição. Para o Enem Digital não há mais vagas. As 101 mil vagas oferecidas se esgotaram desde a semana passada. Nos próximos dias, o Inep vai fazer uma consulta aos inscritos para definir novas datas para o exame, que estava previsto para novembro. Eles serão convidados a responder uma enquete na Página do Participante para que possam manifestar sua opinião em relação ao melhor momento para realizar as provas.

__________
O INSS começa, na próxima segunda-feira, a pagar o 13º de aposentados e pensionistas. O depósito da segunda parte desse abono anual será realizado no período de 25 de maio a 5 de junho, conforme a tabela de pagamento de 2020. A antecipação do 13º é uma das medidas anunciadas pelo governo federal para o enfrentamento da pandemia da covid-19. Para aqueles que recebem um salário mínimo, o depósito da antecipação será feito entre os dias 25 de maio e 5 de junho, de acordo com o número final do benefício. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados entre os dias 1º e 5 de junho.
_________
Em razão do coronavírus, o governo federal liberou mais R$ 275 milhões diretamente para os municípios paranaenses, recurso que deve ser destinado a ações de combate à doença nas cidades. O dinheiro deve ser aplicado em infraestrutura para unidades de saúde, transporte e contratação de médicos, compra de exames e cestas básicas para a população, entre outras medidas. Para garantir transparência na gestão desse e de outros orçamentos vinculados à pandemia, o Ministério Público do Paraná lançou o “Painel Covid-19”, sistema que permite o acompanhamento de licitações e valores dirigidos ao controle do coronavírus em cada município do estado. A ferramenta é aberta à consulta pública e atualizada semanalmente. Para saber mais acesse: mppr.mp.br
________
A Câmara Municipal de Curitiba aprovou o projeto de lei que amplia o acesso aos Armazéns da Família a pessoas em “situação financeira instável” por situação excepcional, como a pandemia da covid-19. A Câmara Municipal ainda faz uma segunda votação, prevista para a próxima segunda-feira (25/5), e depois a lei segue para sanção do prefeito. Para ter acesso ao programa, a pessoa em vulnerabilidade por situação de emergência precisa residir em Curitiba e comprovar a instabilidade financeira junto ao cadastro no Programa Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, independentemente da renda anterior. Para poder fazer compras nos Armazéns da Família, os novos beneficiados terão que assinar uma autodeclaração informando que estão em vulnerabilidade.
Atualmente, o programa beneficiafamílias com renda total de até cinco salários mínimos. São vendidos gêneros alimentícios, produtos de higiene e de limpeza, dentre outros itens considerados de primeira necessidade, com preços em média 30% mais baratos.

_________

Nessa quinta-feira, às 18h, acontece a primeira live da Semana Laudato Si, promovida pela CNBB, por meio da Comissão para Ecologia Integral e Mineração. O tema do encontro é “A Ciência e a pesquisa dialogam com a Laudato Si”, que será transmitido pelo Facebook e YouTube da CNBB. Participam líderes católicos, cristãos e pesquisadores da área. Neste mês, a Encíclica “Laudato Si’ – sobre o cuidado da Casa Comum”, do Papa Francisco, completa cinco anos. No Brasil e no mundo, diversas iniciativas estão sendo preparadas para o momento de celebração do documento que convida a refletir sobre o futuro do planeta.
___________
A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba lança nesse final de semana o projeto Brincando em Casa. A partir deste sábado, todos os sábados e domingos, às 10h, serão publicados vídeos curtos na página do Facebook da Secretaria com dicas diferentes para construção de brinquedos, além de jogos e brincadeiras para que as famílias possam se divertir juntas em casa. Todos os vídeos terão interpretação em Libras. Entre as dicas, crianças e pais vão aprender a construir brinquedos simples, usando materiais comuns e fáceis de encontrar em casa. Entre as primeiras brincadeiras apresentadas estará como fazer uma cama de gato, com cadeiras e barbantes para as crianças passarem, e jogos feitos em folhas de papel.

__________

A maioria da população mundial permanece suscetível à COVID-19 e há um longo caminho a percorrer, pois o risco permanece alto, disse o chefe da Organização Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus, na abertura da Assembléia Mundial da Saúde. Mesmo nas regiões mais afetadas, a proporção da população com os anticorpos indicadores não é superior a 20% e, na maioria dos lugares, inferior a 10%, disse Tedros. Os impactos na saúde se estendem muito além das doenças e mortes causadas pelo vírus, disse Tedros, acrescentando que também é mais do que uma crise de saúde, já que a economia global está em busca de sua maior contração desde a Grande Depressão.

___________

No documento, intitulado “Em tempos de pandemia, apoiamos o povo da Pan-Amazônia”, assinado nesta segunda-feira,  o Celam pediu aos governos da região estratégias para diminuir o grave impacto sobre os habitantes do território e para quem se cumpra os requisitos internacionais, os acordos e convenções para garantir os direitos humanos das populações mais vulneráveis e uma atenção especial aos povos nativos. Os bispos da América Latina e Caribe estão preocupados, já que no dia 16 de maio, foram registrados quase 70 mil casos da Covid-19 e mais de 4 mil mortes em toda a Amazônia. A situação na região tornou-se ainda mais difícil devido à falta de infraestruturas de saúde, pobreza e vulnerabilidade, principalmente dos povos indígenas.

__________

Gerentes de risco projetam uma prolongada recessão global como resultado da pandemia do coronavírus, mostrou nesta terça-feira relatório do Fórum Econômico Mundial. Dois terços dos 347 entrevistados na pesquisa — realizada em resposta ao surto — colocaram uma longa contração da economia global no topo de sua lista de preocupações para os próximos 18 meses. Metade dos gerentes de risco esperam falências e consolidação industrial, o fracasso das indústrias em se recuperar e altos níveis de desemprego, particularmente entre os jovens. Metas ambientais correm o risco de serem descartadas como resultado da pandemia, disse o relatório, mas os governos deveriam tentar buscar uma “recuperação verde”.

__________
A pandemia do coronavírus, que tem mantido as pessoas mais tempo em casa e levou à intensificação das ações de limpeza, a estiagem prolongada e as temperaturas mais elevadas no interior do Paraná provocaram um aumento de 11% no consumo de água residencial no Estado. Esses são dados de abril 2020, em comparação com abril de 2019, da leitura feita nas residências dos paranaenses atendidos pela Sanepar. Em algumas cidades, o índice ultrapassa bastante a média, como Piraquara, onde o aumento do consumo residencial foi de mais de 17%, e Fazenda Rio Grande, com 16%. Com os efeitos da estiagem em várias regiões do Estado, como a Grande Curitiba, onde já ocorre o racionamento desde março, a Sanepar tem procurado alternativas. Na RMC, uma delas é a captação emergencial de água.

__________

A Prefeitura de Maringá, norte do Paraná, anunciou a volta do toque de recolher no município a partir de terça-feira. A circulação nas ruas fica proibida das 11 da noite às 5h da manhã, com multa de R$ 200 em caso de descumprimento. A retomada da restrição à circulação de pessoas foi publicada em um decreto na noite de ontem, como medida para restringir a propagação da Covid-19. e acordo com o documento, além da multa, o infrator poderá responder criminalmente por transmissão de moléstia grave, e por infringir ordens contra propagação de doenças. As penas variam de um mês a um e quatro meses de prisão. Maringá tem 92 casos confirmados e seis mortes em razão do novo coronavírus. O toque de recolher foi instituído em 23 de março e suspenso em 15 de abril, por decisões judiciais.

__________

Parte da população de Belo Horizonte começa a passar por testes, nesta terça-feira, para identificar a presença de anticorpos contra o novo coronavírus. O monitoramento deve durar 45 dias. O objetivo é verificar como está a circulação do vírus e a imunidade entre grupos que exercem atividades essenciais. A expectativa é testar 30 mil habitantes por milhão. O primeiro grupo que será testado é dos trabalhadores da saúde pública e privada. Em seguida, passarão pelos testes os trabalhadores do transporte coletivo e, por último, atendentes e caixas de supermercados, padarias, farmácias e drogarias da capital. As informações obtidas a partir da realização dos testes ajudarão nas decisões em relação à retomada de atividades que não estão em funcionamento no município.

__________

O novo coronavírus está se espalhando rapidamente entre os povos indígenas nas partes mais afastadas da Amazônia. Médicos estão transferindo de avião pacientes em estado grave para as únicas unidades de terapia intensiva na região, que ficam em Manaus. A Secretaria Especial de Saúde Indígena informou ontem que pelo menos 23 indígenas morreram em decorrência da Covid-19. As vítimas estavam em terras indígenas remotas, 11 delas na região de fronteira com a Colômbia e o Peru.

__________

“A Amazônia precisa de você” é o nome da iniciativa lançada hoje pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) que pretende arrecadar doações.  O projeto tem como objetivo de socorrer as necessidades dos povos amazônicos, inspirado pela Campanha Solidária Emergencial “É tempo de cuidar” que despertou inúmeras ações neste tempo de pandemia por toda a Igreja no Brasil. A Campanha “É tempo de Cuidar” foi criada pela CNBB e pela Cáritas Brasileira. Para o cardeal Cláudio Hummes, presidente da REPAM-Brasil, as ajudas são urgentes, já que o poder público e as ações de solidariedade locais não estão dando conta de atender às necessidades da população, frente à pandemia de Covid-19.

__________
O cartão-transporte de estudantes está suspenso, em Curitiba, a partir desta segunda-feira. De acordo com a Urbs, responsável pela gestão do transporte coletivo na cidade, houve um aumento no uso desse cartão nas últimas semanas, mesmo sem as aulas estarem sendo realizadas.
A previsão é de que o uso do cartão-transporte para estudantes seja retomado quando as aulas presenciais voltarem. Ainda não há uma data definida para isso, por conta da pandemia do novo coronavírus. Um dos motivos para a suspensão das aulas presenciais foi justamente para evitar que os estudantes saíssem de casa e se aglomerassem. Porém, conforme a Urbs, os alunos não têm respeitado a recomendação de isolamento social, já que o uso do cartão-transporte deles acabou aumentando. O cartão-transporte estudantil é um benefício para alunos matriculados regularmente nos ensinos fundamental, médio, técnico e superior. Esses estudantes pagam metade do valor da tarifa.
_________
As medidas de higiene e o distanciamento social têm evitado não apenas a contaminação pelo novo coronavírus. Doenças causadas por outros vírus e bactérias, como gripe, meningites e coqueluche, também estão diminuindo. Há cinco semanas, por exemplo, Curitiba não registra nenhum caso de internamento por bronquiolite, doença respiratória grave que é uma das principais causas de internamentos de bebês com menos de 2 anos de idade. Nas Unidades Básicas de Saúde e de Pronto Atendimento a procura por atendimentos para doenças respiratórias caiu cerca de 83% entre o fim de abril e começo de maio deste ano, períodos de maior procura por esse tipo de atendimento. De acordo com o Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, esse é um efeito  colateral positivo da prevenção ao coronavírus. As mesmas medidas de higiene das mãos, uso de máscaras, distanciamento e isolamento acabam evitando outras doenças.
__________
A dificuldade em usar o celular, a internet ou outras ferramentas tecnológicas acaba barrando o acesso da população a programas sociais que trazem um alívio neste momento de pandemia, como o Cartão Comida Boa, do Governo do Estado, ou o Auxílio Emergencial, do governo federal. Para ajudar quem precisa, os empregados da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) estão ajudando as pessoas a conseguirem receber seus benefícios por meio do TechAjuda. Os atendimentos são feitos pelo Whatsapp. Basta mandar uma mensagem para o número (41) 99124-2342 que um voluntário entra em contato e se dispõe a auxiliar e tirar as dúvidas dos usuários.

___________

Nelson Teich pede exoneração do cargo do o Ministério da Saúde. Ele completaria nesse final de semana um mês à frente da pasta. O pedido foi confirmado pela assessoria do Ministério da Saúde. Em nota, a pasta informou que ele pediu demissão.  O secretário executivo, general Eduardo Pazuello, assume interinamente. Teich tomou posse em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta, que não concordava com Jair Bolsonaro sobre a política de condução da pandemia. Teich também apresentou discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas para combate ao coronavírus.
__________
Neste mês de maio a Encíclica “Laudato Sí”, sobre o cuidado com a Casa Comum, do Papa Francisco, completa cinco anos. No Brasil e no mundo, diversas iniciativas estão sendo preparadas para o momento de celebração do documento que convida a refletir sobre o futuro do planeta. Entre os dias 16 e 25 de maio, a Comissão Episcopal Pastoral Especial para Ecologia Integral e Mineração, da CNBB, promove a ‘Semana Laudato Si’, 5 anos: Ecologia Integral e Mineração’. Durante esses dias, a comissão vai realizar debates temáticos diários sobre a encíclica com representantes da comissão, professores e pesquisadores, membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, Conselho Indigenista Missionário, Comissão Pastoral da Terra e da Comissão Pastoral da Pesca.Será possível acompanhar as ações pela página da CNBB no Facebook e YouTube/cnbbnacional.
__________
Mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe encerra, neste domingo, que tem como público-alvo pessoas com deficiência; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e mães no pós-parto até 45 dias. A próxima fase começa na segunda-feira e vai até 5 de junho. Nela serão incluídos professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade. A exemplo das demais fases, a meta do governo é vacinar pelo menos 90% de cada um desses grupos.
_________
Estão disponíveis a partir desta sexta-feira, os agendamentos para castração de cães e gatos em quatro clínicas contratadas pela Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba para o mês de junho. Os tutores e protetores já cadastrados e interessados em garantir as vagas devem entrar no site rotecaoanimal.curitiba.pr.gov.br onde é possível conferir as datas, regionais e bairros atendidos. Moradores da Regional Pinheirinho poderão participar de qualquer uma delas, em razão do novo adiamento do mutirão que aconteceria no próximo mês.
_________
No Paraná, 259 das 399 cidades estão em situação de calamidade pública por causa do  novo coronavírus. Em função dos impactos econômicos da pandemia, na última quarta-feira, mais 18 municípios tiveram a condição emergencial aprovada pelos deputados estaduais. Segundo o presidente da casa, deputado Ademar Traiano nenhum município do Paraná terá a condição de cumprir as metas fiscais em função da pandemia. Por isso, há a necessidade de fazer mudança orçamentária, disponibilizar mais recursos para as áreas que são mais importantes, como saúde e social. A calamidade pública dá essa condição legal e por isso, de acordo com ele, a assembleia tem aprovado os decretos.

_________

A Associação Evangelizar acaba de dar início à Campanha do Cobertor 2020, que vai recolher mantas, cobertores e agasalhos para distribuir nas instituições parceiras. No ano passado, a campanha atendeu mais de 1.900 famílias. Os beneficiados incluem idosos, imigrantes, refugiados e famílias de baixa renda. A doação deve ser entregue na recepção da Associação Evangelizar É Preciso, na Praça Senador Correia, 55, no centro de Curitiba. A campanha vai até dia 7 de agosto. Quem for doar mais de 10 unidades pode solicitar a coleta em qualquer bairro de Curitiba e Região Metropolitana. Mais informações em (41) 3221-6041.
_________
A Arquidiocese de Curitiba, por meio de sua Dimensão Social, da Pastoral do Povo de Rua e com apoio da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, lança um chamado a todas as pessoas de boa vontade: a doação de agasalhos e cobertores. Os itens serão destinados a pessoas que vivem nas ruas de Curitiba. Com a chegada antecipada do frio,  a arquidiocese solicita o exercício da solidariedade por meio da doação. Desde 19 de março está em andamento na Arquidiocese de Curitiba uma ação estratégica de atendimento à população em situação de rua em razão da pandemia do COVID-19. A ação, batizada de “Mesa Fraterna”, presta assistência de forma unificada aos irmãos que vivem nas ruas e que, com o novo coronavírus, passaram a estar expostos a mais uma ameaça. A ação conta com a contribuição da sociedade na doação de itens de higiene, roupas, além do carinho e da atenção a uma população vulnerável por meio da ação voluntária.

_________

Neste dia 14 de maio o mundo está interligado em uma rede de oração de várias religiões.  É um dia de oração, jejum e invocação a Deus Criador pela humanidade atingida pela pandemia do coronavírus. A iniciativa, à qual aderiu o Papa Francisco, é promovida pelo Alto Comitê para a Fraternidade Humana. O presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Miguel Angel, pediu aos irmãos que creem em Deus Criador a dedicar neste dia um momento de recolhimento, para que Deus olhe para o mundo que enfrenta o grave perigo da Covid-19 e que preserve a humanidade, ajude-a a superar a pandemia, restaurando a segurança, a estabilidade, a saúde e a prosperidade, e torne o mundo, uma vez eliminada essa pandemia, mais humano e mais fraterno.
________

As janelas do Palácio Iguaçu viraram uma grande tela para homenagear os profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus. Na noite de ontem, fotografias que mostravam o trabalho de enfermeiros, médicos, motoristas de ambulâncias, socorristas, técnicos e auxiliares de enfermagem foram projetadas na fachada da sede do Governo do Estado do Paraná. A homenagem marca as celebrações da Semana Nacional de Enfermagem, que vai de 12 a 20 de maio.

________

O novo coronavírus está presente nos 75 bairros de Curitiba. Os dados da Secretaria Municipal da Saúde divulgados nesta quarta-feira mostram a distribuição dos casos confirmados por regional. Em todas as regiões da cidade há moradores infectados por covid-19. O vírus chegou na cidade pela região central e foi se espalhando pelos 75 bairros da capital. As regionais com maior número de casos são a Matriz, ou seja o Centro da cidade, com 189 infectados confirmados, e Santa Felicidade, com 100 casos confirmados. “Isso quer dizer que já estamos com o vírus espalhado por todos os cantos e que ele é democrático, não escolhe idade, classe social, muito menos bairro”, alertou Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde.

_______

Quase metade (cerca de 42%) dos candidatos do Enem, principal meio de acesso ao ensino superior no país, não tem computador em casa. Em estados das regiões norte e nordeste, esse índice é ainda pior e pode chegar a quase 70%. Os dados foram divulgados hoje pelo portal CNN Brasil. Em um cenário em que escolas e cursinhos não têm aulas presenciais por causa da Covid-19, o quadro é preocupante para aqueles que vão disputar vagas. As provas vão ser aplicadas em novembro, de acordo com o calendário do Ministério da Educação. As inscrições para o maior exame do país foram abertas nesta terça-feira.

_________

O Facebook relatou nesta terça-feira um aumento drástico no número de publicações removidas por promoverem violência e discurso de ódio em suas plataformas. A empresa atribui o crescimento a melhorias na tecnologia para identificar esses textos e imagens. A maior companhia de redes sociais do mundo removeu cerca de 4,7 milhões de publicações ligadas a grupos de ódio no primeiro trimestre de 2020. Também foram deletadas 9,6 milhões de posts com discurso de ódio nesse período. A organização também declarou que colocou alertas em cerca de 50 milhões de publicações relacionadas à Covid-19, depois de anunciar no começo da pandemia que informações falsas que poderiam causar danos físicos seriam banidas.

_________

Neste 13 de maio, Festa litúrgica de Nossa Senhora de Fátima, o Papa Francisco quis “aproximar-se com o coração da Diocese de Fátima, ao Santuário”. Ele dirigiu-se aos peregrinos de língua portuguesa na Audiência Geral, dizendo que encoraja todos a conhecer e seguir o exemplo da Virgem Maria e procurar viver este mês com uma oração diária mais intensa e fiel, em particular rezando o terço, como recomenda a Igreja, obedecendo a um desejo repetidamente expresso em Fátima por Nossa Senhora. “Sob a sua proteção, vereis que os sofrimentos e as aflições da vida vos farão menos mal”, disse o papa.

_________

Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostra que mais da metade da população adulta brasileira está no grupo de risco da Covid-19. São 86 milhões de pessoas que apresentam ao menos um dos fatores que pode aumentar o risco de complicações, caso haja contaminação pelo coronavírus. Dos 54% de adultos dentro dos grupos de risco, 30% deles têm ao menos um fator que pode causar o agravamento do quadro em caso de contaminação, 15% têm dois fatores, enquanto 9% têm 3 ou mais. Foram considerados grupos de risco idosos, portadores de doenças crônicas, doenças respiratórias crônicas, câncer, além de doença renal crônica, obesidade, asma e tabagismo.

________

As medidas de isolamento social indicadas para conter o avanço da pandemia de coronavírus têm gerando impactos diversos, como no pagamento das mensalidades escolares de quem tem filhos matriculados na rede particular. Neste sentido, a Promotoria de Justiça de Defesa ao Consumidor de Curitiba indica as pessoas a buscarem solução para cada caso de forma individual, diretamente com as direções das instituições de ensino. A Promotoria de Justiça e o Centro de Apoio da Criança e do Adolescente reforçam que, em qualquer situação que envolva educação, deve ser dada sempre preferência ao aluno, que não deve ser prejudicado na questão educacional. Caso não seja encontrada uma solução, as famílias podem procurar suporte no Ministério Público do Paraná. Os contatos em todas as cidades paranaenses podem ser encontrados no site mppr.mp.br.

_________

A CNBB organizou, com os bispos do Brasil, uma agenda para discutir as especificidades do avanço do Coronavírus em cada estado. De acordo com o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado o objetivo da iniciativa é conhecer estas realidades a partir do olhar dos bispos bem como conhecer o que está sendo feito pela Igreja em cada localidade. As lives vão ser realizadas sempre às quintas-feiras, às 4 e meia da tarde, nos meses de maio e junho, nos canais da CNBB e das dioceses nas redes sociaisl. O secretário-geral da CNBB, dom Joel Amado será o mediador das conversas. Na primeira live da série, que acontece amanhã, o convidado é o arcebispo da arquidiocese de São Paulo, o cardeal Odilo Scherer. Ele vai falar sobre os desafios do avanço do Coronavírus nos grandes centros urbanos, especialmente em São Paulo, um dos estados mais afetados pelo avanço da pandemia.

_________

A Delegacia de Repressão a Crimes contra a Saúde começou a ouvir nesta terça três suspeitos de organizar uma festa clandestina na última sexta no bairro Campo Comprido, em Curitiba. A polícia também vai chamar para depor quem trabalhou, quem foi à festa e quem postou imagens nas redes sociais, além de outras pessoas que estão sendo investigadas. A balada da última sexta reuniu cerca de 500 pessoas e aconteceu em uma chácara em Curitiba, com direito a DJ, muita bebida e até banho de piscina. Essas festas têm acontecido em Curitiba e cidades da Região Metropolitana, como Colombo e Piraquara, e são organizadas pelo whatsapp. A investigação sobre a festa clandestina foi um pedido do secretário de Estado de Saúde, Beto Preto. A polícia pede a contribuição com denúncias ou novas informações sobre a festa clandestina, que possam ajudar com as investigações. O contato com a polícia pode ser feito pelos telefones 41 38837120 ou 181.

__________

A prefeitura de Curitiba autorizou a reabertura do Mercado Central Rui Barbosa nesta terça-feira, com restrições e cuidados para evitar o contágio pelo novo coronavírus. O horário de atendimento ao público será das 9h da manhã às 5 horas da tarde e todos deverão usar máscaras e respeitar o distanciamento social, assim como em outros locais públicos e comerciais da cidade. Para evitar aglomerações, o acesso ao público será pelo portão da Rua Pedro Ivo, com controle de entrada e saída. Serão permitidas 200 pessoas no local. O distanciamento mínimo de um metro e meio deverá ser respeitado no ambiente interno do mercado ou em eventuais filas na área externa. Seguindo as recomendações sanitárias da Secretaria Municipal da Saúde, é imprescindível que os clientes e comerciais usem álcool em gel e lavem as mãos constantemente com água sabão.

_________

Em Joaçaba, Santa Catarina, detentos do Presídio Regional que estavam impedidos de trabalhar em decorrência do decreto para prevenção do novo coronavírus, voltaram às atividades laborais para produzir máscaras de pano. Inicialmente, os equipamentos de proteção individual serão distribuídos na própria unidade e, suprida esta demanda, serão doados a hospitais e entidades beneficentes. A ideia de produzir máscaras no presídio surgiu do núcleo local da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, que uniu a necessidade das máscaras na localidade e a importância do retorno ao trabalho para os presidiários. Cerca de 10 presos estão trabalhando, seguindo todas as determinações sanitárias. Os tecidos para a produção das máscaras foram doados por empresas da região, além de moradores.

__________

A Prefeitura de Curitiba começou a fornecer kits de alimentação às famílias das crianças e estudantes matriculados da rede municipal de ensino. A distribuição começou a ser feita pelas regionais do Boa Vista e Santa Felicidade. A entrega dos kits segue até a próxima sexta, dia 15, conforme cronograma, nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de cada regional. Ao todo, são cerca de 145 mil matriculados na rede curitibana. Nesta terça-feira, a entrega será nas regionais Bairro Novo e Portão. Cada família deve retirar o kit na unidade onde a criança está matriculada, em ação organizada das 10h às 17h. Os kits buscam compensar a ausência de alimentação escolar durante a suspensão das aulas em decorrência da covid-19. Conforme o decreto municipal, as aulas presenciais estão suspensas na rede municipal curitibana pelo menos até o dia 2 de julho.

_________
A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB publicou uma nota em que manifesta grande apreensão com a situação dos encarcerados no Brasil, de suas famílias e dos profissionais do sistema prisional neste tempo da pandemia do Coronavírus. A nota aponta que os dados sobre a Covid-19 nos cárceres são alarmantes. São 535 casos detectados no sistema penal brasileiro, mais 316 casos suspeitos, um total de 22 óbitos. Os bispos que integram a Comissão solicitam que as autoridades tomem medidas concretas para evitar que a doença se alastre nos presídios e para o restante da sociedade; que sejam cumpridas as garantias da Lei de Execução Penal, possibilitando às pessoas encarceradas o mínimo de dignidade. E por fim, que sejam adotadas ações clínico-epidemiológicas preventivas nos presídios brasileiros.
__________
 Os limites impostos pela lei que criou o auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores afetados pela crise do novo coronavírus e a centralização da execução do programa impedem o acesso de milhões de pessoas ao benefício, segundo um grupo de pesquisadores ligado à Universidade de São Paulo. Eles calculam que 32 milhões de trabalhadores ameaçados de perder emprego e renda com a paralisia da atividade econômica não terão como receber o dinheiro, porque têm vínculo formal com o trabalho, ou por causa das restrições da lei, que limita os pagamentos a dois beneficiários por domicílio. Os pesquisadores ligados à USP calculam que 7,4 milhões de trabalhadores em condições de receber o dinheiro, mas que precisam se cadastrar no aplicativo da Caixa, não têm acesso à internet. Mesmo quem tem acesso à rede encontra dificuldades para lidar com a tecnologia adotada pelo governo.
________
Em meio à pior estiagem dos últimos 20 anos e à pandemia do coronavírus, a Sanepar registra aumento no consumo residencial de água na região Oeste. Em Diamante do Oeste, o consumo residencial de água em abril foi 23% superior ao do mesmo período de 2019. Os moradores de Vera Cruz do Oeste e de Toledo também consumiram mais água em casa. Em Vera Cruz do Oeste, o aumento foi de 7% e, em Toledo, chegou a 14%. De acordo com a Sanepar, o aumento está relacionado às altas temperaturas no final do verão e início do outono, além do isolamento social, com mais pessoas em casa. Estes fatores afetam o abastecimento público porque a estiagem severa tem reduzido a capacidade de captação e produção de água.  De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) desde a primavera do ano passado, o regime de chuvas está 33% abaixo da média histórica, e a região Oeste foi uma das mais prejudicadas no período. Em todo o Estado, a Sanepar tem feito campanha institucional para orientar e incentivar o consumo responsável de água, priorizando o uso da água para higiene pessoal e alimentação.

_________

A Universidade Federal do Paraná vai antecipar a formatura de estudantes de Medicina para que, a partir desta quinta-feira, a sociedade possa contar com mais 92 médicos para reforçar o sistema de saúde brasileiro. Os profissionais, da primeira turma da Universidade a antecipar a formatura, vão colar grau de forma remota. A colação antecipada partiu de um pedido da própria turma de formandos à coordenação de curso após o Governo Federal autorizar a formatura de estudantes da área da saúde que tenham cumprido 75% do período de internato médico ou de estágio supervisionado. A medida é excepcional e vale enquanto durar a situação de emergência pública causada pela Covid-19.

_________

Com o isolamento social, muitas crianças tiveram uma mudança na rotina. Pensando nisso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou uma campanha para saber como os pequenos estão se sentindo neste momento. Por meio de desenhos, elas demonstram aos pais ou responsáveis suas impressões e sentimentos em tempos de pandemia. A campanha, que se chama “Sentimentos de Papel“, convida as crianças para participar enviando um desenho à UNICEF pela rede social Instagram. O objetivo é simples: dar voz às crianças e lembrá-las da importância de se expressar. Além disso, a campanha é uma oportunidade de abrir um espaço de diálogo com o filho sobre sentimentos. Para participar, basta usar a hashtag #sentimentosdepapel, marcando no desenho o perfil @unicefbrasil no Instagram.

_________

A prefeitura de São Paulo vai limitar a circulação de carros na cidade por meio de um esquema de um rodízio ampliado e mais restritivo. A medida foi anunciada na manhã desta quinta-feira pelo prefeito Bruno Covas (PSDB). A partir de segunda-feira, carros com placas de final par só poderão rodar em dias pares e veículos com final ímpar, nos dias ímpares. A medida vale para toda a cidade, durante as 24 horas do dia, inclusive aos sábados e domingos. “Essa é uma medida necessária para evitar ter que decretar o lockdown na cidade de São Paulo”, defendeu o prefeito durante coletiva de imprensa virtual.

_________

Os problemas de saúde mental estão aumentando durante a pandemia de covid-19, segundo estudo da Universidade do Estado do Rio. Publicado online pela revista The Lancet, o levantamento revelou que casos de ansiedade e estresse mais do que dobraram, enquanto os de depressão tiveram aumento de 90%. A pesquisa revela que as mulheres são mais propensas a sofrer com ansiedade e depressão durante a epidemia, em especial as que continuam trabalhando, porque se sentem ainda mais sobrecarregadas acumulando tarefas domésticas e cuidados com os filhos em casa. Outros fatores de risco são a alimentação desregrada e doenças preexistentes. No caso da depressão, as principais causas são a idade avançada e o medo de passar a infecção para pessoas mais vulneráveis. A pesquisa foi feita entre os dias 20 de março e 20 de abril, com 1.460 pessoas de 23 Estados.

________

A atriz e radialista Daisy Lúcidi morreu, na madrugada de hoje (7), vítima da Covid-19. A artista estava internada desde o dia 25 de abril no CTI do Hospital São Lucas, em Copacabana, onde chegou para tratar a infecção do novo coronavírus. Daisy Lúcidi integrou o primeiro elenco de atores da Rádio Globo e fez sua estreia na TV em 1960. Além de atriz, ela comandou um programa de rádio por mais de 46 anos e foi eleita vereadora e deputada estadual pelo Rio de Janeiro. Daisy Lúcidi tinha 90 anos.

________

A prefeitura de São Paulo vai limitar a circulação de carros na cidade por meio de um esquema de um rodízio ampliado e mais restritivo. A medida foi anunciada na manhã desta quinta-feira pelo prefeito Bruno Covas (PSDB). A partir de segunda-feira, carros com placas de final par só poderão rodar em dias pares e veículos com final ímpar, nos dias ímpares. A medida vale para toda a cidade, durante as 24 horas do dia, inclusive aos sábados e domingos. “Essa é uma medida necessária para evitar ter que decretar o lockdown na cidade de São Paulo”, defendeu o prefeito durante coletiva de imprensa virtual.

________

Os problemas de saúde mental estão aumentando durante a pandemia de covid-19, segundo estudo da Universidade do Estado do Rio. Publicado online pela revista The Lancet, o levantamento revelou que casos de ansiedade e estresse mais do que dobraram, enquanto os de depressão tiveram aumento de 90%. A pesquisa revela que as mulheres são mais propensas a sofrer com ansiedade e depressão durante a epidemia, em especial as que continuam trabalhando, porque se sentem ainda mais sobrecarregadas acumulando tarefas domésticas e cuidados com os filhos em casa. Outros fatores de risco são a alimentação desregrada e doenças preexistentes. No caso da depressão, as principais causas são a idade avançada e o medo de passar a infecção para pessoas mais vulneráveis. A pesquisa foi feita entre os dias 20 de março e 20 de abril, com 1.460 pessoas de 23 Estados.

_________

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou hoje, em primeiro turno, projeto que permite aos contribuintes em dívida com o município adiarem os pagamentos por três meses. A medida beneficia contribuintes que aderiram ao Programa de Recuperação Fiscal de Curitiba, em razão de dívidas acumuladas com o IPTU e ISS. A intenção é amenizar o impacto da crise econômica gerada pela pandemia da covid-19. O projeto deve ser votado ainda em segundo turno, na próxima segunda-feira, antes de ir à sanção do prefeito.  Ao vereadores também aprovaram outro projeto que prevê o parcelamento de débitos da prefeitura com o Fundo PIS/Pasep.

_________
O governo do Rio aumentou, por recomendação do Ministério Público, a fiscalização para punir quem está descumprindo as medidas de isolamento social adotadas para combater o avanço do novo coronavírus. O governador Wilson Witzel explicou que a Polícia Militar vai fechar estabelecimentos comerciais que não estiverem cumprindo as determinações em vigor. Já os que não estão autorizados a funcionar, por não serem prestadores de serviços essenciais, serão fechados e multados por descumprimento de regras sanitárias. Além disso, as pessoas que forem flagradas em aglomerações serão levadas para delegacias e autuadas pelo crime de desobediência.
________

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta-feira, em todo o país. Até o momento apenas 36% do público prioritário foi vacinado, faltando ainda cerca de 10 milhões de pessoas.O Ministério da Saúde alerta que a população receber a vacina contra gripe, independente da pandemia da COVID-19. Os estados e municípios estão preparados para oferecer a vacina de forma segura aos grupos prioritários. A meta é vacinar 90% de todos os públicos previstos para as três fases da campanha.

________

Metade dos brasileiros sobrevive com apenas R$ 438 mensais, ou seja, quase 105 milhões de pessoas têm menos de R$ 15 por dia para satisfazer todas as suas necessidades básicas, segundo dados do IBGE. Os resultados são referentes à renda média real domiciliar per capita de 2019, apurada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.  Os 10% mais pobres, o equivalente a 21 milhões de pessoas, sobreviviam com apenas R$ 112 por mês, ou R$ 3,73 por dia. Por outro lado, no extrato mais rico, apenas 1% dos brasileiros mais abastados vivia com R$ 17.300 mensais, o que significou um aumento de renda de 2,7% para essa população que somava pouco mais de dois milhões de pessoas.

________

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe) anunciou nesta quarta um plano de retomada gradativa e segura das aulas que foi apresentado à Secretaria de Estado da Saúde. Antes da resposta oficial da Secretaria, o governador do Estado, Ratinho Junior, afirmou em rede social que as aulas só devem voltar no segundo semestre.  O secretário Beto Preto também já tinha feito a mesma previsão de retorno de aulas nas escolas estaduais a partir de agosto.  A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFPR) suspenderam as aulas presenciais por tempo indeterminado, alegando que os cientistas não podem garantir a segurança do retorno por causa do avanço do Covid-19 no Estado.

________

Desde que a Covid-19 começou a se espalhar pelo mundo, o artista paulistano Edson Pavoni resolveu lançar na internet uma homenagem às vítimas, para que elas não se tornem apenas números na história da pandemia. Ele lançou o site Inumeráveis, um memorial virtual de vítimas da Covid-19 no Brasil, criado em parceria com o empreendedor social Rogerio Oliveira. No site, há uma reunião de pequenas histórias de brasileiros que não resistiram à infecção e que não puderam ter uma despedida digna de seus parentes e amigos. Uma rede de jornalistas parceiros têm feito entrevistas, que duram entre 10 e 15 minutos, com diversos parentes e amigos de falecidos. No momento, há cerca de 230 histórias já publicadas. A plataforma também permite que o usuário possa colocar diretamente algumas palavras sobre o parente ou amigo falecido. Conheça a iniciativa em inumeraveis.com.br.

________
Neste mês de maio, “O Vídeo do Papa” coloca em destaque uma figura especial dentro do clero, os diáconos. Francisco recorda que eles estão dedicados ao serviço dos pobres, que levam em si mesmos o rosto de Cristo sofredor. “São os guardiões do serviço na Igreja”, enfatiza. O vídeo do Papa com a intenção de oração para esse mês já está disponível no site de notícias do Vaticano.
_______
Pelo menos 12,4 milhões de brasileiros que pediram o auxílio emergencial de R$ 600 devem refazer o cadastro no aplicativo do programa ou no site auxilio.caixa.gov.br, disse o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Segundo ele, este é o total de inscritos que tiveram o cadastro classificado como inconclusivo, porque as informações não puderam ser analisadas pela Dataprev. Os cadastros inconclusivos podem estar relacionados a dados divergentes, como número CPF, endereço e informações sobre dependentes. Quem teve o benefício rejeitado e recebeu a classificação de inelegível não pode retificar os dados. Ainda há um total de 5,2 milhões de cadastros em análise.
________
Os contribuintes têm até o dia 30 de junho para destinar o abatimento do Imposto de Renda para projetos que cuidam de crianças, adolescentes e idosos. A ampliação do prazo para a entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda, pelo governo federal, se dá por conta da pandemia do novo coronavírus. Quem tem Imposto de Renda a pagar pode destinar parte do valor devido aos fundos municipais da Criança e o Adolescente e da Pessoa Idosa. A doação que não gera encargos e garante que o dinheiro que seria pago ao governo federal seja aplicado no próprio município. Os recursos são usados para custear projetos desenvolvidos por instituições que atuam na garantia de direitos de crianças, adolescentes e idosos em Curitiba. As pessoas físicas podem direcionar até 6% do imposto de renda devido, a pagar ou restituir, no período de janeiro a dezembro do ano da declaração. Para as pessoas jurídicas o limite é até 1% do imposto apurado pelo Lucro Real. Os interessados devem acessar o site da campanha eudeclaro.com.br.

_________

O governador do Ceará, Camilo Santana, prorrogou por mais 15 dias o decreto de isolamento social no estado, que agora valerá até o dia 20 de maio. Com o novo decreto, anunciado nesta terça-feira, o uso de máscaras será obrigatório para a população com o objetivo de conter o avanço do coronavírus. Até a manhã desta terça, o Ceará havia registrado mais de 11,2 mil casos do novo coronavírus. Mais de 700 pessoas já morreram com a doença no estado. A prefeitura de Fortaleza também informou que a capital terá um decreto específico a partir de sexta com regras mais rígidas. Além do Ceará, 17 estados e o Distrito Federal anunciaram nesta semana a ampliação do isolamento social no mês de maio.  Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraíba , Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia , Santa Catarina, São Paulo, Piauí e Sergipe também estenderam as restrições de acesso a escolas, comércio e outros locais públicos.

_________

Nesse domingo de Dia das Mães, o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas vai oferecer a Sagrada Comunhão Eucarística, das 9h da manhã ao meio dia. Os fieis de Curitiba e região que quiserem participar deverão vir de carro e permanecer no interior do veículo para que os ministros extraordinários da sagrada comunhão possam distribuir a Eucaristia. A ação vai contar com a presença do reitor do Santuário, padre Reginaldo Manzotti. O administração do Santuário afirma que serão atendidas todas as orientações da Organização Mundial de Saúde e recomendações sanitárias da Prefeitura de Curitiba.

_________

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio do Conselho Episcopal Pastoral, reafirmou hoje, em nota, seu compromisso com o “Pacto pela Vida e pelo Brasil”, divulgado no dia 7 de abril, assinado inicialmente por seis respeitadas instituições da sociedade civil e, posteriormente, por mais de 150 entidades. O Pacto considera que “a hora é grave e clama por liderança ética, arrojada, humanística, que ecoe um pacto firmado por toda a sociedade, como compromisso e bússola para a superação da crise atual”. Na nota intitulada “Posicionamento da CNBB – Em defesa da Democracia, pela Justiça e pela Paz” -, a CNBB considera que esta é a mais grave crise sanitária dos últimos tempos e clama pelo efetivo exercício da solidariedade e da caridade. Diz um trecho da nota: “É tempo das palavras e atitudes serenas de paz, de fé e de esperança, de respeito às leis e à democracia”. O texto na íntegra está em cnbb.org.br.

________

O BNDES lançou nesta quinta-feira, uma campanha par arrecadar fundos para o enfrentamento da pandemia de covid-19. A ideia é aplicar os recursos doados “na aquisição de material, insumos e equipamentos de proteção para os médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que estão nos hospitais”, informou o banco de fomento, em nota divulgada mais cedo. A campanha “Salvando Vidas” funciona no modelo de financiamento coletivo. Para cada R$ 1,00 doado por empresas e sociedade civil, o BNDES colocará R$ 1,00 na arrecadação final, até um máximo de R$ 50 milhões a serem aplicados pelo banco. Assim, a campanha poderá arrecadar um total de R$ 100 milhões. Segundo o BNDES, a campanha tem potencial para se tornar a maior ação desse tipo na história do País. As doações poderão ser feitas no site benfeitoria.com/salvandovidas.

________

Agora é possível reunir até oito pessoas nas chamadas de vídeo do WhatsApp. O aplicativo lançou uma atualização e aumentou o número de participantes, que antes aceitava apenas quatro pessoas. A novidade está disponível para celulares com sistema operacional da Apple, o IOS, e também para o Android. Segundo o Facebook, que é dono do WhatsApp, as chamadas em vídeo no Messenger e no WhatsApp dobraram nos países mais afetados pela Covid-19.

_________

O papa Francisco presidiu a Missa na Casa Santa Marta na manhã desta quinta-feira. Na introdução, dirigiu seu pensamento às vítimas anônimas do novo coronavírus, visivelmente consternado pela situação após ver imagens de pessoas enterradas em valas comuns. Disse o papa: “Rezemos hoje pelos defuntos, aqueles que morreram por causa da pandemia; e também de modo especial pelos defuntos – digamos assim – anônimos: vimos as fotografias das valas comuns… Tantas… ali”. O vídeo em que ele comenta a lamentável situação está no no portal de notícias do Vaticano.

_________

O pinhão, produto tradicional do outono/inverno, principalmente na Região Sul do País, não será encontrado em grande quantidade no Paraná este ano, devido à redução da produção na safra. Isso significa que os preços serão superiores aos praticados em 2019. A colheita, venda, transporte e armazenamento estão permitidos no Paraná desde 1.º de abril pelo Instituto Água e Terra. A estimativa do Departamento de Economia Rural é uma redução na safra do pinhão de 2020 entre 15% a 20%. O inverno não rigoroso no ano passado, a seca deste ano e a sazonalidade da produção contribuíram para a queda.

_________

Doa Tempo é o nome da plataforma criada para ajudar idosos a enfrentarem a solidão durante o isolamento social, devido à pandemia do coronavírus. Com da ferramenta, internautas têm um fácil e rápido acesso a uma lista de asilos de todo país que contam com idosos que precisam de atenção. Pela plataforma é possível por exemplo jogar um bingo online, tocar uma música ou recitar uma poesia para que eles não se sintam solitários e esquecidos nessa crise. Também é possível fazer doações financeiras. A ideia é estar presente, mesmo longe fisicamente e acolher os idosos, afirmou uma das idealizadoras do projeto, a psicóloga Arielle Scarpati. A plataforma Doa Tempo foi inspirada no projeto Anjos do Whatsapp, uma campanha de conscientização focada em conectar nossas próprias redes de contato.

__________

Nesta sexta-feira, Dia do Trabalho, as repartições e outras unidades administrativas de Curitiba não têm expediente, retornando na segunda-feira. Curitiba mantém espaços fechados, além de serviços e atrativos suspensos ou reduzidos para conter a disseminação do novo coronavírus. As linhas de ônibus do transporte público funcionam de sexta a domingo com horário de domingo. Unidades Básicas de Saúde fecham amanhã. A coleta de lixo domiciliar não acontece nesta sexta. A orientação é para que as pessoas fiquem em casa. Quem não puder evitar a saída, deve usar máscaras de tecido, ficar distante, no mínimo, 1,5 m de outras pessoas e manter a higienização das mãos. Vários parques estão fechados para evitar aglomerações. Os parques e outros locais ao ar livre que estão abertos podem ser frequentados para atividades físicas, feitas de forma individual ou a distância, em horários alternativos.

________

O INSS liberou o pagamento de benefícios em conta corrente para evitar a ida de segurados a bancos ou caixas eletrônicos para sacar os valores. Com isso, as movimentações dos recursos podem ser feitas por meios virtuais. A portaria com a decisão está no Diário Oficial da União. O requerimento para transferência do benefício para conta corrente será realizado exclusivamente por intermédio do Meu INSS e para o usuário que estiver autenticado, diz a decisão. Em outra portaria, o INSS também autorizou a prorrogação automática dos benefícios de auxílio-doença enquanto perdurar o fechamento das agências em função da crise da covid-19.

__________

A Prefeitura de Curitiba lançou nesta semana uma plataforma de inteligência artificial destinada a fazer a triagem e acompanhamento on-line de pacientes com suspeita do novo coronavírus. Por Whatsapp ou nos sites da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, a tecnologia aborda o usuário por meio de bate-papo com a inteligência artificial, colhendo informações e tirando dúvidas sobre a doença. A população pode passar pela triagem on-line de suspeita de covid-19 através da Central de Relacionamento da Prefeitura no WhatsApp 41-9876-2903 ou nos sites da Prefeitura ou da Secretaria Municipal de Saúde. Caso o sistema identifique sintomas graves, ele encaminha a pessoa para o atendimento por telefone ou videoconferência com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, nos próximos dias, será disponibilizado um módulo de acompanhamento digital.

_________

Durante o primeiro mês de isolamento social devido à pandemia de covid-19, as compras feitas por meio de aplicativos cresceram 30%, no Brasil, de acordo com levantamento do Instituto Locomotiva, divulgado hoje. A alta foi significativa em dois grupos populacionais: o de pessoas com mais de 50 anos de idade e o das classes C, D e E, que, somadas, representam mais da metade dos consumidores do país. Quase metade dos entrevistados declarou que pretende ampliar as compras por aplicativos, após o fim do isolamento social. Além disso, cerca de um terço (32%) pontuou que planeja reduzir as idas a lojas físicas.

________

Pesquisa divulgada hoje pelo IBGE mostra que uma em cada quatro pessoas no Brasil não tem acesso à internet. Em números totais, isso representa cerca de 46 milhões de brasileiros que não acessam a rede. Os dados, que se referem aos três últimos meses de 2018, mostram ainda que o percentual de brasileiros com acesso à internet aumentou no país de 2017 para 2018, passando de 70% para 75%, mas que 25% ainda estão sem acesso. Em áreas rurais, o índice de pessoas sem acesso é ainda maior que nas cidades, chega a 53%. Em áreas urbanas é 20%.

__________

As plataformas tecnológicas vêm sendo muito utilizadas para minimizar o impacto da pandemia da Covid-19, em especial no isolamento social e distanciamento físico. Para atender os cidadãos que possuem algum tipo de dúvida ou dificuldades com estas tecnologias, foi lançado o TechAjuda Celepar. Trata-se de um canal de contato que busca esclarecer questionamentos relacionados aos serviços ofertados pelo Governo do Paraná, que podem ser úteis neste momento de pandemia. O serviço de atendimento já está disponível. Por meio do WhatsApp, os cidadãos podem receber ajuda e orientações sobre uso de sites, aplicativos e outras soluções tecnológicas. O número de WhatsApp é (41) 99124-2342. Os atendimentos são de segunda a sexta, das 8h às 11h30 da manhã e da uma e meia às 6 horas da tarde.

__________

Circula nas redes sociais uma notícia falsa sobre a aplicação de multa aos motoristas, passageiros de veículos particulares e pilotos de motos que não estiverem usando máscaras. Essas penalidades estariam sendo aplicadas pela Guarda Municipal de Curitiba (GM) e Polícia Militar (PM). Por meio da assessoria, tanto as entidades disseram que não estão aplicando nenhum tipo de multa às pessoas que estariam transitando sem máscaras. A prefeitura esclareceu ainda que a lei estadual aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná e sancionada pelo governador Ratinho Junior nesta semana, embora estabeleça multa para quem circular sem máscara, precisa ainda ser regulamentada. Somente após esta etapa, os valores previstos pela desobediência poderão ser aplicados. O governo estadual deve editar decreto nos próximos dias, regulamentando a forma de fiscalização, conforme previsto em lei.
_________
No próximo domingo, dia 03 de maio, a imagem da padroeira do estado do Paraná, Nossa Senhora do Rosário do Rocio, vai sair do Santuário Estadual, em Paranaguá, rumo à capital paranaense, para um dia de orações e bênçãos em favor de todo o estado. É a quarta vez que a imagem de Nossa Senhora do Rocio sai do Santuário em peregrinação à capital do estado. A última vez que a santa deixou o litoral foi na década de 1950. A motivação para o evento partiu dos Missionários Redentoristas, responsáveis pelo Santuário, que recordaram um dos milagres históricos atribuídos à Nossa Senhora do Rocio. No ano de 1686, os habitantes de Paranaguá foram assolados por uma peste. Os moradores da região recorreram à nossa Senhora do Rocio, e a peste milagrosamente cessou. A peregrinação, sem a presença de fieis, será conduzida pelo bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron, o arcebispo de Curitiba Dom José Antônio Peruzzo, entre outras autoridades da Igreja local.

____________

A proposta para socorrer estados e municípios deve proibir o reajuste dos salários de servidores federais, estaduais e municipais por 18 meses. Foi o que afirmou o presidente do Senado. Segundo Davi Alcolumbre (DEM), a estimativa passada pelo Ministério da Economia é de que sejam poupados R$ 130 bilhões com a medida, durante o período. Alcolumbre é o relator da proposta de socorro a estados e municípios. Ele prevê a apresentação de seu parecer inicial para quinta-feira. A votação deve acontecer no sábado (2), por causa do feriado do Dia do Trabalho, na sexta-feira.

_________

O governo federal estuda a possibilidade de liberar a realização de jogos de futebol sem a presença de público nas arquibancadas, algo que é uma demanda da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou, que o tema está sob análise da pasta, mas não sinalizou qual será a conclusão. Teich mencionou que o estudo é feito levando em consideração a possibilidade de os eventos esportivos levarem “rotina melhor” para as pessoas, que poderiam assistir às competições de casa. Desde que o novo coronavírus se alastrou no Brasil e a doença ganhou status de pandemia, os calendários de todas as competições de futebol foram suspensos.

_________

O governo do Paraná determinou que qualquer retomada de serviços considerados não essenciais deverá passar antes pela validação da Secretaria de Estado da Saúde. A medida consta no decreto publicado no Diário Oficial desta terça-feira e já está em vigor. De acordo com o texto, a secretaria vai precisar editar um ato normativo próprio, estabelecendo normas e procedimentos para a regulamentação da volta dos serviços. O mesmo vale para os serviços essenciais. Ainda segundo a medida, a retomada dos serviços poderá ser reavaliada a qualquer tempo pela Secretaria da Saúde, desde que observada a evolução recente da pandemia de coronavírus no Paraná.

_________

O bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral da Juventude da CNBB, Dom Nelson Francelino, convida todos os jovens do Brasil para rezarem e realizarem ações de cuidado e compaixão nesse período de pandemia de Covid-19. A proposta, baseada na Campanha da Fraternidade, é incentivar que os grupos de jovens, a partir de suas realidades e das necessidades do seu entorno, possam colocar-se a serviço da sociedade promovendo ações solidárias que vão desde ajudar as pessoas idosas como se oferecer para fazer compras, por exemplo, ou levar alimentos e materiais de higiene aos moradores de rua. Ao realizar as ações, a Comissão sugere que elas sejam divulgadas nas redes sociais, para inspirar outros jovens a fazerem o mesmo. Para isso, é necessário utilizar a hashtag Pastoral Juvenil Samaritana.

___________

A Anvisa aprovou, nesta terça-feira, a realização de testes rápidos de diagnóstico de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em farmácias e drogarias. Com a decisão, os testes deixam de ser feitos obrigatoriamente apenas em hospitais e clínicas. A medida foi aprovada pela diretoria da agência por unanimidade em caráter temporário, enquanto durar a situação de emergência de saúde pública nacional. A autorização passa a valer a partir da publicação no  Diário Oficial da União. Os estabelecimentos que quiserem realizar o exame deverão ter um profissional qualificado durante todo o horário de funcionamento. A decisão autoriza a aplicação, mas não obriga que as farmácias e drogarias disponibilizem os testes. A adesão, portanto, é voluntária.

__________

O prefeito Rafael Greca decidiu prorrogar a suspensão das aulas presenciais em Curitiba até agosto por conta da pandemia de coronavírus. Desde então, as aulas presenciais estavam marcadas para retornar no dia 2 de maio. O anúncio do prefeito foi dado na tarde desta terça-feira (28). Atualmente, 140 mil estudantes estão matriculados na rede municipal. A suspensão vale para escolas, Cmeis, Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado e Centros de Educação Infantil.

__________

A Sanepar alterou o sistema de rodízio na Região Metropolitana de Curitiba, ampliando o número de bairros afetados e modificando o horário de funcionamento da parada no abastecimento. O objetivo é aumentar o intervalo da interrupção do abastecimento em algumas regiões mais críticas por estarem mais distantes dos centros de distribuição de água. Houve o agravamento da estiagem, que tem reduzido dia a dia a vazão de poços, rios e barragens.
__________
A proposta para socorrer estados e municípios deve proibir o reajuste dos salários de servidores federais, estaduais e municipais por 18 meses. Foi o que afirmou o presidente do Senado. Segundo Davi Alcolumbre (DEM), a estimativa passada pelo Ministério da Economia é de que sejam poupados R$ 130 bilhões com a medida, durante o período. Alcolumbre é o relator da proposta de socorro a estados e municípios. Ele prevê a apresentação de seu parecer inicial para quinta-feira. A votação deve acontecer no sábado (2), por causa do feriado do Dia do Trabalho, na sexta-feira.

_________

O governador do Paraná Ratinho Júnior (PSC), o secretário estadual de Saúde Beto Preto, além de todos os integrantes da comitiva estadual que tiveram contato direto com o ex-ministro da saúde e atual deputado Ricardo Barros (PP), na última sexta-feira (24), em Maringá, ficarão isolados até que os resultados para Covid-19 fiquem prontos. Barros testou positivo para coronavírus e chegou a ser internado no sábado à noite na Santa Casa da cidade, mas teve alta ao meio-dia deste domingo.  A informação foi confirmada pela assessoria do Governo do Paraná no início da noite deste domingo.

_________
O Papa Francisco presidiu a Missa na Casa Santa Marta, no Vaticano, na manhã desta segunda-feira, da III Semana da Páscoa. Na introdução, dirigiu seu pensamento aos artistas. Disse o papa: “Rezemos hoje pelos artistas, que têm esta capacidade de criatividade muito grande e pelo caminho da beleza nos indicam o caminho a seguir. Que o Senhor nos dê a todos a graça da criatividade neste momento”.
__________
Líderes do judaísmo, cristianismo e islamismo – três das maiores religiões monoteístas do mundo – se uniram para orar juntos em Jerusalém diante de uma enorme multidão de fiéis. Realizada na última quarta, esta é a primeira ‘Oração Global Conjunta‘, celebrada para ‘lançar luz em meio às trevas’ do Covid-19. Juntos, os líderes religiosos fizeram uma transmissão ao vivo, na qual pediram que todos os cidadãos do mundo se unam e realizem uma oração conjunta pedindo saúde e unidade.
________
As praias de Acapulco, um balneário na costa pacífica do México, brilharam pela primeira vez em 60 anos, produzindo um show de luzes. O fenômeno ocorre graças ao plâncton bioluminescente. O intenso fluxo de turistas, além do lixo descartado nas praias, contribuíram para afugentar o fitoplâncton (e outras espécies da fauna marinha) ao longo dos anos. As autoridades públicas de Acapulco atribuíram o fenômeno à calmaria do mar causada pela ausência de turistas em consequência da pandemia do coronavírus. A redução da atividade humana tem causado quedas históricas no nível de poluição, sobretudo do ar. Na Índia, por exemplo, os picos do Himalaia puderam ser vistos pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, em 1945.
________
Foi aprovado em testes técnicos e agora será enviado para aprovação da Anvisa o ventilador pulmonar emergencial criado por um grupo de engenheiros da escola politécnica da USP para suprir a necessidade de respiradores durante esta pandemia do novo coronavírus. Os testes com pacientes foram feitos com quatro pessoas que estavam internadas do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, entre os dias 17 e 19 deste mês. Segundo os pesquisadores responsáveis pela criação desse ventilador pulmonar emergencial, o equipamento pode ser fabricado em duas horas e custa 15 vezes menos do que os aparelhos comerciais mais baratos.
__________
O levantamento da universidade americana Johns Hopkins divulgado hoje aponta que há mais de 2,9 milhões de casos confirmados de novo coronavírus em todo o mundo e mais de 206 mil mortes por complicações da Covid-19. A boa notícia desta segunda-feira, é que a China anunciou o 11º dia consecutivo sem registrar mortes por causa da doença no país. E ontem, a Comissão Nacional de Saúde da China informou que o número de pacientes hospitalizados por coronavírus na cidade de Wuhan, considerada o epicentro da pandemia, caiu para zero.
__________
A partir da próxima quarta-feira, a Fundação de Ação Social (FAS) volta a atender os trabalhadores de forma presencial em seis unidades municipais do Sistema Nacional de Emprego (Sine). O atendimento será exclusivamente para as pessoas que precisam habilitar o seguro-desemprego e com agendamento prévio feito no site da Prefeitura. O atendimento presencial volta a ser feito nas unidades Bairro Novo, Boqueirão, Cajuru, Fazendinha, Matriz e Tatuquara que poderão receber trabalhadores das dez regionais da cidade. Os trabalhadores podem também solicitar o seguro-desemprego pela internet, usando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, do Governo Federal.

_________

O primeiro lote com 500 mil testes para diagnóstico de covid-19, comprados pelo Ministério da Saúde via Organização Pan-Americana da Saúde, chegou ontem ao Brasil. A distribuição aos estados começa ainda nesta semana. Foram adquiridos 10 milhões de testes RT-PCR, que identificam o coronavírus logo no início, ou seja, no período em que ainda está agindo no organismo. O restante dos testes, chegará de forma escalonada, sendo cerca de 500 mil por semana. A aquisição faz parte do esforço do Ministério da Saúde em ampliar a testagem para o coronavírus na rede pública de saúde. De acordo com a pasta, já foram distribuídos mais de 2,5 milhões de testes para diagnóstico de covid-19 em todo o país.

_________
União Europeia e 21 outros países da Organização Mundial do Comércio, dentre eles o Brasil, se comprometeram hoje a assegurar o bom funcionamento das cadeias globais de abastecimento alimentar, afetadas pela pandemia da covid-19. Ontem, a ONU advertiu para o risco de fome no mundo “de proporções bíblicas” como consequência da pandemia. A declaração conjunta apela para que quaisquer medidas de emergência relacionadas a agricultura e produtos agro-alimentares sejam “orientadas, proporcionais, transparentes, temporárias e coerentes com as regras da OMC” e “não devem distorcer o comércio internacional destes produtos nem resultar em barreiras comerciais injustificadas”.
__________
O coronavírus vai mudar uma das celebrações mais simbólicas e tradicionais para os católicos cariocas. Trata-se do Dia de São Jorge. Apesar de ser feriado na cidade nesta quinta-feira, as tradicionais aglomerações nas igrejas e interdições de ruas para a festa do Santo Guerreiro não devem ser vistas. A orientação é manter o distanciamento social, mesmo no dia sagrado a A Igreja Matriz São Jorge convocou os fieis nas redes socais para que façam de suas casas a igreja de São Jorge!”. O local é um dos principais redutos dos devotos do santo e promove missa com transmissão virtual. É a quebra de uma tradição, que inclui milhares de fiéis, pagadores de promessa e engarrafamento. Nada disso deve ser visto este ano.
_________
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alterou as datas de aplicação do Enem Digital para os dias 22 e 29 de novembro e as regras de solicitação de isenção da inscrição. Os editais com os ajustes já foram publicados no Diário Oficial da União e também estão disponíveis no site do Exame Nacional do Ensino Médio. O Inep também definiu novas cidades para aplicação desse exame específico, alcançando localidades em todos os estados e no Distrito Federal. Antes, o Enem Digital estava programado para os dias 11 e 18 de outubro. A aplicação do Enem impresso continua marcada para os dias 1º e 8 de novembro. As inscrições começam em 11 de maio e vão até o dia 22. O valor da taxa de inscrição permaneceu o mesmo da edição do ano passado: R$ 85

__________

O fornecimento de luz, água e gás não poderá ser interrompido no Paraná enquanto durar a pandemia de coronavírus no Estado. Além disso, fica proibida a cobrança de taxas adicionais por parte dos planos de saúde para o atendimento de pacientes com Covid-19, bem como estabelecimentos de saúde da rede privada  recusarem pessoas suspeitas de terem contraído a doença. A medida foi sancionada hoje pelo governador Ratinho Junior. Estão enquadrados no benefício famílias com renda de até três salários mínimos ou até meio salário mínimo por pessoa; pessoas com mais de 60 anos; com coronavírus, doenças graves ou infectocontagiosas; com deficiência; trabalhadores informais; comerciantes enquadrados como micros e pequenas empresas, além de microempreendedores individuais.

____________
Uma resolução publicada nesta quinta-feira pela Prefeitura de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, tornou obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos, lojas e condomínios da cidade. Segundo a prefeitura, as máscaras podem ser caseiras. A medida tem como objetivo tentar conter a transmissão do coronavírus no município. De acordo com o boletim da Secretaria Estadual da Saúde, Colombo tem nove casos confirmados de Covid-19. A obrigatoriedade do uso de máscaras se aplica também ao transporte público e a passageiros de aplicativos de transporte individual. A resolução também determina que as lojas passem a funcionar das 10 da manhã às 4 da tarde.
____________
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira, a reabertura gradual da economia no estado a partir do dia 11 de maio. A medida de flexibilização do isolamento social devido ao coronavírus será feita em etapas, com autorizações específicas para cada região do estado, de acordo com o avanço da doença. O governo ainda não informou quais estabelecimentos poderão voltar a funcionar no dia 11. Os detalhes serão divulgados somente no dia 8 de maio.

_____________

O governo já registrou mais de 2,5 milhões de acordos (coletivos ou individuais) entre empresas e empregados para reduzir jornada e salário ou suspender contratos durante a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Esses trabalhadores receberão um benefício emergencial equivalente a uma parte do seguro-desemprego a que teriam direito caso fossem demitidos. Os números são processados pela Dataprev. A expectativa do governo é que o número cresça ainda mais com a decisão do Supremo Tribunal Federal de assegurar a validade imediata dos acordos individuais.
_____________
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, afirmou nesta quarta-feira que o novo coronavírus “nos acompanhará” por muito tempo, que não se pode ter complacência no combate à pandemia e que é preciso ter uma comunicação clara e transparente sobre as estratégias adotadas em cada país. A OMS afirmou ainda que os países precisam identificar, isolar e cuidar de todos os contaminados, assim como rastrear e colocar em quarentena quem teve contato com pessoas infectadas.
_______________
A Secretaria da Saúde do Paraná segue em alerta para combate à dengue, epidemia instalada no estado desde o início do ano e que confirma 128.400 casos no boletim semanal divulgado nesta quarta-feira. Aumentou também o número de mortes provocadas pela doença no Paraná: 6 óbitos que estavam em investigação, foram confirmados. Desde o início do monitoramento, em junho de 2019 até agora são 111 mortes causadas pela infecção. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, ressalta a necessidade da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti; 90% dos focos estão nos domicílios, em áreas internas e externas, e por isso a importância da participação da população neste combate.
_____________
Meninas e meninos brasileiros foram convidados pelo Unicef a expressarem seus sentimentos na quarentena durante a pandemia do novo coronavírus. A campanha “Sentimentos no Papel”, lançada nesta quarta-feira, incentiva famílias a ouvir as crianças e postar seus desenhos. Para participar da campanha, pais, mães e responsáveis devem abrir esse espaço de diálogo com seus filhos para que eles possam desenhar e falar sobre como se sentem. Em seguida, os adultos podem usar o stories do Instagram, postando a foto do desenho, uma fala da criança ou um vídeo dela explicando o desenho, acompanhado da hashtag #sentimentosnopapel e marcando o perfil do Unicef Brasil. As imagens serão selecionadas e parte delas será divulgada nas redes sociais do Unicef no Brasil, contribuindo para dar visibilidade aos sentimentos de cada criança, em tempos de coronavírus.

______________

A Prefeitura de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, comprou cerca de 60 mil máscaras para distribuir à população em vulnerabilidade social. A partir de hoje, as máscaras se tornam de uso obrigatório em Pinhais, como mais uma medida de prevenção ao novo Coronavírus. Em um primeiro momento a distribuição será realizada pela Secretaria de Assistência Social nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, nas entregas diárias de cestas básicas e junto com o programa “Leite das Crianças”, distribuídos nos colégios estaduais. As máscaras foram adquiridas de cooperativas que estão utilizando mão-de-obra de mulheres do município de Pinhais, com a finalidade de gerar emprego e renda. As máscaras doadas são de uso individual, de tecido, reutilizáveis e seguem os parâmetros recomendados pelo Ministério da Saúde.

______________

A catequese do Papa Francisco desta quarta-feira foi dedicada ao 50º Dia Mundial da Terra Para ele, essa é uma oportunidade para renovar o compromisso de amar a Casa comum e cuidar dela e dos membros mais frágeis d”a família. Como a trágica pandemia de coronavírus está nos mostrando, somente juntos e ajudando os mais frágeis podemos vencer os desafios globais”, disse o Pontífice. O Papa citou um trecho de sua Encíclica Laudato si’ e convidou a refletir sobre a responsabilidade que caracteriza a “nossa passagem nesta terra”. “Somos feitos de matéria terrestre, e os frutos da terra sustentam a nossa vida. Mas, como o livro do Gênesis nos recorda, não somos simplesmente ‘terrestres’: também carregamos em nós o sopro vital que vem de Deus”.

______________

Bairros de Curitiba e de Araucária – na Região Metropolitana – vão ficar sem água amanhã, por causa de uma obra da Sanepar. A previsão é que o abastecimento de água seja normalizado às 7h de sexta-feira. Os bairros atingidos em Curitiba serão: Alto Boqueirão, Sítio Cercado, Xaxim, Boqueirão, Ganchinho, Hauer, Pinheirinho, Campo de Santana, Caximba, CIC, Ganchinho e Tatuquara. E em Araucária: Campina da Barra, Costeira, Iguaçu, Tindiquera e Cachoeira.

_________

A CNBB lançou nesta sexta-feira um hotsite com informações sobre a Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil, uma iniciativa da própria Conferência e da Cáritas Brasileira, que busca estimular a solidariedade por meio de gestos concretos, como a arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza. A Ação também promove o cuidado no campo religioso, humano e emocional, unindo-se a diversas campanhas e projetos de solidariedade que já estão em curso pelo país. Na página cnbb.org.br/tempodecuidar, comunidades, paróquias e dioceses vão poder se informar sobre as iniciativas já em curso ou saber como promover novas ações de solidariedade neste momento de pandemia.

________

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou nesta sexta-feira que “é muito difícil” que as aulas da rede estadual de ensino sejam retomadas ainda no primeiro semestre de 2020. As aulas de escolas e universidades estaduais do Paraná foram suspensas por tempo indeterminado no dia 20 de março por causa da pandemia do coronavírus. Um decreto estadual também suspendeu as atividades presenciais em instituições privadas. Segundo Ratinho Junior, o estado passou a oferecer aulas à distância, pela televisão e internet, para que os alunos da rede pública não perdessem o ano letivo, o que colabora para que a decisão sobre o retorno às escolas seja tomada com cautela. Atualmente, mais de 1 milhão de alunos estão acompanhando aulas à distância no estado. Segundo o governador, o Paraná pode endurecer as medidas de isolamento dependendo do avanço da doença pelo estado.

________

Os Correios lançaram três novas soluções de comunicação digital em tempos da pandemia do novo coronavírus e com a recomendação das autoridades de Saúde para que as pessoas fiquem em casa. As novidades são: a Entrega Digital, o AR Eletrônico e o e-Carta Fácil. O presidente da estatal, Floriano Peixoto Vieira Neto, explicou que os Correios estão usando a velocidade desse tipo de atendimento para oferecer aos clientes novas experiências em comunicação e logística. A partir de segunda-feira, por exemplo, o envio de boletos, contas, extratos, faturas e notificações pelos correios também poderá ser feito no formato digital, por meio do novo serviço Correios Entrega Digital, sem nenhum custo adicional.

________

A Comissão para Animação Bíblico-Catequética da CNBB busca encontrar meios para manter as pequenas comunidades catequéticas unidas em oração, na caridade e na escuta da Palavra de Deus nesse momento de isolamento por causa da pandemia. Para isso, lançou algumas orientações. Entre elas, que cada catequizando tenha em sua casa o seu canto de oração, para se reunir com os familiares no dia e hora combinados para rezar. No local, é possível acender uma vela, colocar uma imagem, o livro da catequese, ou qualquer outro material como a Bíblia. Os catequistas também podem enviar para as crianças, por exemplo, pequenas orações, ou Pai Nosso e Ave Maria, trechos bíblicos, e vídeos. Eles também devem orientar os catequizandos para pequenas tarefas, seja com ações ou estudos.

_______

A Arquidiocese de Curitiba lançou hoje um serviço de escuta telefônica solidária, criado para ouvir e acolher as pessoas que se sentem sós ou emocionalmente abaladas neste momento de isolamento social. Para esta escuta a Arquidiocese instalou uma central de atendimento, que funcionará pelo telefone das 6h às 22h30, todos os dias. Voluntários preparados, que já atuam no SOS Família ou projeto SobreViver, ambos serviços pastorais de acolhida na Arquidiocese de Curitiba, vão estar à disposição para atender e acolher. O objetivo é ouvir, acolher e transmitir mensagem de esperança e de paz, confiantes no amor que Deus tem por cada um de seus filhos. A central da Escuta Solidária funciona diariamente pelo telefone (41) 3550-0003.

________

Os casos de coronavírus entre indígenas aumentaram mais de 250% em menos de uma semana. O registro é feito pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, que contabilizou 23 casos confirmados de Covid-19 entre os povos nativos, no boletim emitido ontem. No relatório da segunda-feira, eram apenas 9 casos confirmados, uma alta de 255% em 5 dias. A Secretaria também já registrou 3 mortes por coronavírus até o momento.O órgão registra apenas os casos de indígenas que moram em aldeias ou são atendidos pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas no país. Os que moram em cidades ou em locais que não são atendidos por um distrito Sanitário não são contabilizados nos boletins da secretaria do Ministério da Saúde.

_________

A Urbanização de Curitiba (Urbs) reforçou a frota de veículos a partir desta sexta-feira. A tabela de sábado, adotada nos dias úteis desde 25 de março, será mantida com o reforço nas linhas principais. Com isso, o sistema passa a operar com 70% da tabela dos dias úteis, contra 60% que estava em vigor. A Urbs detectou ligeiro aumento do número de passageiros nos últimos dias e garante que o sistema opera com capacidade bem acima da demanda para evitar aglomerações, principalmente nos horários de pico. Nos fins de semana permanece a tabela de domingo. Por conta da resolução da Secretaria de Saúde que estabelece o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos, comerciais e de uso coletivo, como  transporte coletivo, táxis e veículos de aplicativos, a Urbs vai colocar cartazes informativos nos veículos. Fiscais também orientarão sobre a obrigatoriedade.

________

Mesmo com as missas e celebrações suspensas para o público na Arquidiocese de Curitiba, as atividades nas paróquias e comunidades seguem aproximando os fiéis de diversas formas. Além das atividades transmitidas pelas redes sociais, são diversas as iniciativas de aconselhamento espiritual, escuta ou atendimentos mantidos por videochamadas ou mesmo telefonemas. A Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, no Capão Raso, por exemplo, conta com um amplo espaço para o serviço de escuta na Paróquia, por meio dos voluntários formados pelo SOS Família para oferecer apoio e conforto a quem busca. Lá o pároco teve a ideia de não aguardar, mas sim ligar para as pessoas. Rozana Izabel Gasola, coordenadora do Serviço de Escuta da paróquia passou a ligar de sua casa para as pessoas idosas da igreja. Seis voluntários contribuem nesta ação.

 _________
O Papa Francisco tem procurado alternativas para demonstrar proximidade aos fiéis neste momento dramático vivido pela maioria dos países, por causa da pandemia do coronavírus. Na terça-feira, o Pontífice ligou para o cardeal Timothy Dolan, arcebispo de Nova Iorque, manifestando preocupação pelo país mais afetado pelo Covid-19 no mundo. Na Itália, os telefonemas internos foram feitos para Bergamo e a pequena cidade de Camerino, que recentemente passou por um terremoto. O cardeal Francesco Massara foi quem recebeu a ligação do Papa que queria notícias sobre a situação neste tempo de epidemia no território atingido pelo abalo sísmico.
 _________
Apesar de trazer uma sensação de relaxamento, o consumo de bebidas alcoólicas possui um efeito colateral: pode agravar os quadros de depressão e ansiedade – principalmente em tempos de isolamento social. Quem faz o alerta é a psiquiatra Alessandra Diehl, especialista em dependência química e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos Sobre o Álcool e Outras Drogas. Segundo ela, é importante prestar a atenção nessa duplicidade do álcool: a princípio, confere momentos de euforia, deixando a pessoa animada. Mas esse prazer tem curta duração: é quase imediato e, na sequência, piora os efeitos de ansiedade e depressão. Portanto: buscar refúgio na bebida nessa quarentena está longe de ser uma solução para aliviar o sintoma de tristeza e incertezas, provocado pela pandemia, de acordo com a entidade.
 _______
A Ação Social que a Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Curitiba mantém, para que as pessoas em situação de rua não fiquem desamparadas neste tempo de combate a COVID-19, precisa de doações e voluntários. Os produtos que podem ser doados são: agua, suco, chá, café, leite em pó, doces e margarina; roupas higienizadas, principalmente masculinas, escova de dente, pasta dental e sabonete. Todo o material pode ser entregue diretamente na Paróquia Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa, em Curitiba. O trabalho precisa também de mais voluntários, desde que não seja idoso ou do grupo de risco para o coronavírus. De acordo com a Pastoral, há 105 voluntários inscritos, mas 90 pessoas estão ausentes. Para mais informações sobre esse trabalho de caridade e saber como colaborar, acesse arquidiocesedecuritiba.org.br.
_________

Inspirado no movimento global que incentiva a produção de máscaras caseiras na luta contra o avanço do novo coronavírus, o Desafio Máscara do Bem foi lançado nesta semana, em Curitiba, e tem como objetivo doar 100 mil máscaras para entidades filantrópicas de Curitiba que atendem pessoas mais vulneráveis ao vírus, como idosos e pacientes com doenças respiratórias e diabetes. A iniciativa tem o apoio do Vale do Pinhão, da Prefeitura e Agência Curitiba de Desenvolvimento. As doações podem ser cadastradas no site Desafio Máscara do Bem. Após a pessoa se inscrever on-line, voluntários do movimento vão agendar uma data para buscar as máscaras caseiras.

_________

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira mostra que 30% dos idosos do Brasil não seguem à risca as medidas de isolamento social propostas pelas autoridades mundiais. A informação é de um levantamento online realizado pelo Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental, em parceria com a Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado. De acordo com a pesquisa, 26% dos participantes afirmam desrespeitar a quarentena apenas quando necessário. Já os 4% restantes dizem que continuam levando uma rotina normal. De acordo com a pesquisa, as principais razões para as “escapadas” da quarentena são fazer compras, garantir a saúde mental, ir ao trabalho e também alguns que simplesmente optam por correr o risco, considerando que não serão infectados.

_________

A Secretaria de Estado da Saúde começou a distribuir nesta semana os 52,4 mil testes rápidos que vieram do Ministério da Saúde para os 399 municípios do Paraná. Eles serão aplicados em profissionais de saúde, da segurança pública e pessoas próximas, como familiares, desde que apresentem sintomas. Os testes de detecção de anticorpos contra o coronavírus, além de segurança aos profissionais que estão na linha de frente, permitem um mapeamento mais detalhado do comportamento do vírus, bem como eventual implementação de novas medidas de isolamento, acompanhamento e intervenção.

________
A Câmara Municipal de Curitiba avalia projeto que obriga condomínios residenciais, conjuntos habitacionais e semelhantes a denunciarem casos de violência doméstica. Segundo a vereadora Julieta Reis (DEM), o objetivo é “inibir a prática de violência doméstica que pode ser crescente neste período de confinamento necessário em virtude do coronavírus”. A parlamentar estabelece que pessoas que presenciarem os atos deverão notificar imediatamente síndicos ou a administradora do condomínio, tendo seu sigilo assegurado. Após a notificação, os responsáveis devem entrar em contato com a Delegacia Especializada. Segundo a vereadora, a primeira semana de isolamento registrou, no Paraná, um aumento de 15% nos casos de violência doméstica notificados à Polícia Militar

________

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, pediu demissão na manhã desta quarta-feira. A informação foi divulgada em nota oficial do ministério. A saída de Wanderson ocorre em meio à pandemia de coronavírus. Ele vinha sendo uma das autoridades do ministério que mais participavam de entrevistas e ações da pasta sobre o enfrentamento ao vírus. Wanderson, assim como o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, é defensor do isolamento social como estratégia de contenção do vírus.

________

Na última semana, dezenas de Prefeituras, como Belo Horizonte e Salvador, têm orientado e até obrigado o uso de máscaras em vias públicas e locais fechados para evitar o avanço do novo coronavírus no Brasil. Em parte dos casos, o descumprimento pode ser punido com multa, sanção administrativa e até cassação de alvará. A medida ganhou impulso após recomendação da OMS e do Ministério da Saúde no início do mês. Enquanto algumas localidades apenas recomendam, ao menos 40 gestões municipais de todas as regiões do País publicaram decretos que obrigam parte ou toda a população a utilizar máscaras. As determinações indicam máscaras caseiras a fim de não desabastecer o estoque já baixo de equipamentos para profissionais de saúde.

________

O prefeito de Curitiba Rafael Greca usou sua página pessoal na rede social Facebook para falar das medidas adotadas para o enfrentamento da Covid-19 na capital paranaense. Ele reitera que não deve decretar estado de sítio em respeito ao direito de ir e vir das pessoas, mas mantém os pedidos de isolamento social. E que como democrata, confia na inteligência das pessoas e no coração dos curitibanos. Ele listou medidas adotadas, como serviços de telemedicina, fabricação de máscaras e o de atendimento psicológico, o TelePaz, entre outras relacionadas à estrutura de saúde da cidade.

________

Em razão das medidas de distanciamento social em vigor na cidade para combater a pandemia do novo coronavírus, a Rede de Proteção Animal de Curitiba suspendeu o mutirão de castração que aconteceria de 4 a 15 de maio na Regional Cajuru. As 500 vagas para cirurgias de cães e gatos serão remanejadas para atendimento em clínica veterinária fixa, do mesmo prestador de serviço, no período de dois meses. Os agendamentos começam nesta quarta-feira, pelo site da Rede de Proteção Animal, e serão concentrados em protetores e ONGs, convocados para ajudar na mobilização e encaminhamento dos animais. O espaçamento dos atendimentos e o auxílio dos protetores e ONGs visa evitar aglomerações de pessoas.

_______

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, a nomeação do novo bispo da diocese de diocese de Erexim no Rio Grande do Sul. O Padre Adimir Antonio Mazali, pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida em Cascavel, no Paraná, vai assumir o governo pastoral da diocese vacante desde junho de 2019. Ele será o quarto bispo da diocese.

_______

Em meio a este momento de combate ao novo coronavírus, a família jesuíta presenteou o Brasil com uma poderosa arma para o enfrentamento à peste: a Oração a São José de Anchieta nas Epidemias. Escrito pelo padre jesuíta e mestrando em teologia na Universidade Católica de Pernambuco, Felipe Soriano, o pedido de intercessão a São José de Anchieta nasceu da pesquisa sobre mariologia popular e indígena de um auto catequético do santo copadroeiro dos brasileiros. De acordo com padre Soriano, o Brasil do século 16, período em que Anchieta foi missionário, foi constantemente assolado por inúmeras epidemias. Anchieta aprendeu, entre a sala de aula e a enfermaria a prestar socorro àqueles que o procuravam. Conheça a oração no site cnbb.org.br.

_______

O secretário de Saúde do Paraná Beto Preto assinou nesta terça-feira a uma resolução que regulamenta a prescrição médica por meio eletrônico. A medida tem o objetivo de atender à necessidade do distanciamento social no período de pandemia da Covid-19, e tem apoio do Conselho Regional de Medicina do Paraná. Uma plataforma desenvolvida pelo CRM foi disponibilizada para que todos os médicos registrados no Estado possam emitir a receita médica de forma virtual. O profissional acessa a plataforma com seus dados, prescreve o medicamento e assina eletronicamente a receita. O paciente pode imprimir ou enviar online a receita para a farmácia.

_______

Desde o início da pandemia de coronavírus o aplicativo Paraná Solidário já registrou a doação de mais de 1,6 mil itens, como alimentos, eletroeletrônicos, material de limpeza e higiene, vestuário, móveis, brinquedos e livros. É uma ferramenta que permite que pessoas físicas e empresas doem diretamente às instituições cadastradas sem sair de casa. Com o aplicativo também é possível doar itens como álcool em gel e outros de higiene e limpeza, fundamentais na luta contra a transmissão do coronavírus. Já são 453 instituições e 2.472 doadores cadastrados. Para fazer uma doação basta baixar gratuitamente o aplicativo Paraná Solidário. Também é possível doar presencialmente no Centro de Recebimento de Doações, que fica na Paróquia São Braz, em Curitiba.

_______

A Netflix vai criar um fundo emergencial de R$ 5 milhões em apoio aos trabalhadores do audiovisual do Brasil afetados pela pandemia de Covid-19. O valor será gerenciado pelo Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB), podendo beneficiar até 5 mil pessoas, entre produtores, técnicos, assistentes, operadores e coordenadores dos mais diversos departamentos – de câmera e áudio até maquiagem e figurino. Grande parte desses trabalhadores recebe por semana trabalhada, sem contratos fixos. O ICAB afirmou que todos eles podem solicitar o benefício, um depósito único no valor do salário mínimo (R$ 1.045).  Segundo a Netflix, o fundo faz parte de uma doação anunciada anteriormente, de US$ 100 milhões (ou seja, R$ 526 milhões), para apoiar trabalhadores do audiovisual em países onde a empresa opera, especialmente na América Latina. Os profissionais podem solicitar o depósito por meio de um formulário online na página do ICAB a partir de 28 de abril. Cada inscrição será revisada por um comitê. Os recursos serão depositados em até 10 dias.
________
Um fenômeno que já está acontecendo com a pandemia do coronavírus é o fato das pessoas perceberem que precisam se ajudar. Isso é possível perceber a partir de um levantamento feito pelo Google. As cinco principais pesquisas realizadas no site estão ligadas ao coronavírus e uma preocupação em particular que aparece é com as pessoas em situação de rua. De acordo com o levantamento, aparecem entre as principais buscas: como confeccionar máscaras, dicas sobre exercícios físicos em casa e termos como “álcool em gel”, “cloroquina” e “respirador”. Além disso, nunca as pessoas procuraram tanto por “como ajudar”, e o interesse pelo assunto “cesta básica” é o maior no país desde 2004, tornando-se mais popular, sobretudo, nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

________

Mais de 4 mil empresários assinaram até o início desta semana um manifesto em que se comprometem a não cortar funcionários por ao menos dois meses, apesar dos reflexos da pandemia da covid-19 na economia. Ainda que o abaixo-assinado, publicado há mais de dez dias, não tenha valor jurídico, apenas simbólico, a expectativa dos organizadores é preservar até 2 milhões de empregos. Criado no último dia 3, por iniciativa da Ânima Educação, o site naodemita.com conta com assinaturas de empresas de grande porte, como as varejistas Magazine Luiza e das redes Pão de Açúcar e Extra, os bancos Santander e Itaú Unibanco e fabricantes de cosméticos, como Natura e Boticário.

_______

Uma das mais famosas músicas católicas brasileiras, lançada em 1975, “Um certo Galileu”, do padre Zezinho, ganhou um clipe especial. A música foi gravada por diversos padres cantores, por chat e também por dispositivos individuais, mantendo a indicação do isolamento social. Acompanhados pela CNBB, os sacerdotes desejam, com o gesto, fomentar união e solidariedade em tempos de pandemia. Segundo o padre Ezequiel Dal Pozzo, da diocese de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e que participa da iniciativa, o clipe não é profissional, de alta qualidade, mas mostra o simbolismo em tempos de dificuldades para toda a humanidade. O clipe está na internet, nas redes sociais dos padres e da CNBB. E também nas redes sociais das rádios Evangelizar.

________

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou, nesta terça-feira, que vai prorrogar até 3 de maio, todas as medidas que foram adotadas até o momento para lidar com a emergência sanitária do Covid-19. Na última quarta-feira, um oitavo caso de coranavírus foi confirmado como positivo na cidade do Vaticano. O diretor de Imprensa, Matteo Bruni, destacou que, entre os oito infectados, dois deles já estão recuperados e os outros estáveis.

________

A Justiça Federal de Minas Gerais liberou R$ 120 milhões do acordo feito com as mineradoras envolvidas no desastre de Mariana – Samarco, Vale e BHP – para serem utilizados pelos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais no combate à pandemia do novo coronavírus. A liberação do dinheiro foi pedida pelos estados. O magistrado determinou que o dinheiro seja usado exclusivamente no reforço do SUS para compra de bens duráveis, como respiradores e ambulâncias. O dinheiro não pode ser usado para a compra de itens de consumo não-duráveis, como máscaras, medicamentos ou álcool-gel.

________

Os bancos e agências de crédito vão estender o processo de negativação, em geral de 10 dias, para 45 dias, a partir da próxima sexta-feira. A decisão foi tomada pela Associação Nacional dos Birôs de Crédito e a Federação Brasileira de Bancos, diante dos impactos da covid-19 na população. Segundo a Febraban, a medida é válida por 90 dias, podendo ser prorrogada. O objetivo é manter o fluxo de informações para avaliação do crédito e ao mesmo tempo conceder prazo adicional para que credores, consumidores e empresas possam renegociar seus créditos.

________

A tradicional Feira do Largo da Ordem acaba de ganhar sua vitrine virtual. A plataforma on-line foi lançada nesta segunda-feira e busca ajudar os 1.750 artesãos do espaço a comercializar seus produtos durante a pandemia do novo coronavírus. Todas as feiras de artesanato da Prefeitura estão suspensas devido à covid-19. Já estão cadastrados no site 185 expositores. A vitrine virtual da Feira do Largo da Ordem é uma iniciativa da Prefeitura e do Instituto Municipal de Turismo. A iniciativa é totalmente gratuita para que artesãos, designers e artistas plásticos possam continuar a comercializar e ter renda durante a quarentena. No mês passado, o município e a startup Olist já tinham fechado uma parceria para cadastrar os produtos dos artesãos das feiras da capital na plataforma on-line Olist Shops. O link para comprar e vender produtos da tradicional Feirinha do Largo é feiradolargo.curitiba.pr.gov.br/

________

As 145 mil crianças e estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba começaram, nesta segunda-feira a acompanhar as videoaulas preparadas pela equipe da Secretaria Municipal da Educação, disponíveis pelo canal 9.2 da TV Paraná Turismo, em UHF, e no YouTube. Para assistir à programação, é necessária antena para acessar o canal UHF. A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o conteúdo faz parte do currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Para estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental, o conteúdo será o disponibilizado pelo Governo do Estado do Paraná. A orientação da Secretaria da Educação é que os estudantes registrem o acompanhamento das aulas, em cadernos ou folhas.

_______

O presidente da Comissão contra Abuso Doméstico da Conferência Episcopal da Inglaterra e do País de Gales, Dom John Sherrington, publicou uma mensagem sobre o crescimento do “abuso doméstico” durante a quarentena da pandemia de Covid-19. O bispo citou os dados da organização “Refuge”, que destaca um aumento de 25% em ligações e pedidos de ajuda feitos à Linha Direta Nacional contra Abuso Doméstico desde o início da medida de saúde. Dom Sherrington explica na nota que, muitas vezes, o lar é um local de dor, medo, degradação e isolamento e, portanto, o chamado para ficar em casa para quem vive esse drama é “perigoso e com risco de vida”.

________

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) fez uma alerta aos fumantes sobre a importância de largar o hábito no atual contexto de pandemia de Covid-19. Em nota, a entidade pontuou que o tabagismo provoca inflamações e prejudica o sistema imunológico, aumentando o risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. O Inca também observou que os fumantes têm mais tendência a desenvolver sintomas graves de Covid-19. Conforme menciona o instituto, os fumantes convivem, geralmente, com a capacidade pulmonar já reduzida. Por isso, são acometidos mais frequentemente por infecções como sinusite, traqueobronquite, pneumonia e tuberculose. Dessa forma, o tabagismo se torna um fator de risco para p coronavírus, diz o comunicado. De acordo com a OMS, em média, um em cada seis infectados por Covid-19 apresenta o quadro grave da doença e tem dificuldade para respirar.

_______

Cartórios de todo o País reabriram nesta segunda-feira, em esquema de plantão após serem listados como serviços de atividades essenciais aos brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus. A ordem parte de determinação da Corregedoria Nacional de Justiça.  O novo esquema prevê regime de plantões à distância e plantões presenciais, A resolução prevê também o envio de documentos digitalizados aos cartórios, desde que seja possível a comprovação da autoridade e integridade. É possível solicitar segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito pela internet. Buscas de testamentos e de escrituras públicas de divórcios, separações, inventários e partilhas podem ser realizadas na central de testamento, entre outros serviços.

______

A Secretaria Municipal de Curitiba continua a vacinação contra a gripe, nesta terça e quarta-feira. Nesta etapa serão atendidas pessoas com 60 anos ou mais, em 21 locais da cidade, que não são Unidades de Saúde. As pessoas serão vacinadas das 9h da manhã às 5 da tarde e é necessário levar documento de identificação. O critério de vacinar por faixa etária é para distribuir melhor a quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde e evitar aglomeração. Os pontos de vacinação continuam os mesmos das etapas anteriores, porém sem atendimento por drive-thru. A única mudança é na CIC. A Escola Municipal Otto Bracarense substituirá o drive-thru da Rua Manoel Valdomiro de Macedo, que deixa de funcionar para vacinação. Para saber os locais de vacinação acesse Curitiba.pr.gov.br.

________

Nesta segunda-feira, o Papa Francisco fez uma homenagem às mulheres e o quanto elas fazem em tempos de emergência de saúde, cuidando dos outros. “Mulheres médicas, enfermeiras, agentes das forças da ordem e dos cárceres, funcionárias dos estabelecimentos de bens de primeira necessidade…, e tantas mães e irmãs que se encontram trancadas em casa com toda a família, com crianças, anciãos, pessoas com deficiências. Por vezes, elas correm risco de sofrer violências, numa convivência da qual carregam um peso demasiadamente grande. Rezemos por elas, que o Senhor lhes conceda força e que as nossas comunidades possam ajudá-las junto a suas famílias”, exortou o Santo Padre.

________

Após uma trégua no rodízio de água no final de semana, a Sanepar informa que a medida será retomada a partir desta segunda-feira. Porém, com redução na área de bairros afetados pelo rodízio em Curitiba e Região Metropolitana. A orientação é que os moradores façam uso racional da água, atentando para os hábitos de higiene, principalmente para a prevenção do Coronavírus. A prioridade deve ser alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar carros, calçadas, regar jardins, devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem. Nesta terça-feira, ficam sem água os bairros Aristocrata, Centro, Zaniolo, Braga, Cruzeiro, Águas Belas, Ouro fino, Costeira, Pedro Moro, Santo Antônio, Colônia Rio Grande, Itália e Bom Jesus em São José dos Pinhais. A normalização está prevista para a manhã de quarta-feira.

________

O comando da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou, em entrevista coletiva nesta segunda-feira, que há sinais de estabilização na curva de novos casos de coronavírus em vários países no continente europeu. A entidade lembrou o fato de que algumas dessas nações retiraram pressão do sistema de saúde com restrições mais fortes à circulação de pessoas, o que ajudou esse controle. De qualquer modo, a OMS insiste que será preciso “mudar nossos comportamentos no futuro previsível”, para evitar mais mortes. Segundo a OMS, não é possível fazer a transição de uma vez de um quadro de restrição total de circulação para outro de total circulação das pessoas. É importante inclusive que a retirada de medidas de restrição para as pessoas não seja feita de uma só vez por todos os países, destacou a OMS.

_________

O governo federal lançou nesta segunda-feira, 13, o projeto Brasil Acolhedor para auxiliar grupos em situação de rua, idosos e pessoas com deficiência durante o combate ao novo coronavírus. A iniciativa é uma parceria com a plataforma digital Transforma Brasil, que reúne uma rede de 500 mil voluntários em todo o País. De acordo com o governo, existem no País 1.913 Instituições de Longa Permanência para Idosos, que fazem parte do público-alvo do Brasil Acolhedor. As contribuições ao projeto e o cadastramento de organizações podem ser realizadas na página transformabrasil.com.br e na plataforma patriavoluntaria.org.

________

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, afirmou nessa quinta-feira que é preciso manter o isolamento social no Paraná. O governador participou de transmissão via redes sociais feita do Hospital do Rocio, em Campo Largo, na região Metropolitana de Curitiba. O local recebeu novos leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19. Ratinho Júnior declarou que não há prazo para a retomada de todas as atividades na economia. Ele destacou que não há uma proibição por parte do Governo do Estado, mas apenas uma orientação sobre o que deve ou não funcionar. Caso o pedido de isolamento social não seja acatado, ele firmou que o estado terá que intervir para recolher todo mundo para que o sistema hospitalar não entre em colapso.
_______
A Fundação Cultural de Curitiba disponibiliza em sua página no Facebook, nesta Sexta-feira Santa (10), a partir das 6 da tarde, um dos mais belos concertos realizados pela Camerata Antiqua de Curitiba no Santuário de Nossa Senhora do Guadalupe. É o Concerto da Paixão Segundo São João, de Johann Sebastian Bach, que abriu a temporada de apresentações do grupo em 2018. A gravação também vai estar disponível no facebook da Capela Santa Maria. Mais de mil pessoas assistiram àquela apresentação, que foi transmitida em rede nacional pela TV Evangelizar e contou com a participação do padre Reginaldo Manzotti interpretando o papel de Evangelista.
______
Foi sacionada hoje no Paraná a lei que institui o programa Cartão Comida Boa, que prevê um auxílio de R$ 50 mensais para compra de alimentos para a população em situação de vulnerabilidade. A estimativa do governo é distribuir 1 milhão de cestas de alimentos. Os beneficiários poderão usar o cartão nos mercados credenciados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Até agora, são 1.158 estabelecimentos em todo o Estado, e a adesão pode ser feita por qualquer comércio de alimentos. O programa será operacionalizado por meio de um voucher com QR Code, para evitar falsificações. O valor de cada vale será R$ 50 e a distribuição será feita com auxílio das prefeituras.
_______
A Celebração da Ceia do Senhor, presidida pelo Papa Francisco nesta Quinta-feira Santa, aconteceu na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Diante da pandemia de coronavírus, a solenidade que recorda a instituição da eucaristia e do sacerdócio foi presidida sem a presença dos fiéis, a benção dos santos óleos e o rito do lava-pés. Na homilia, o Santo Padre expressou sua proximidade aos sacerdotes: “Hoje todos os sacerdotes estão comigo neste altar”. Após a leitura do Evangelho de São João, o Pontífice refletiu sobre eucaristia, serviço e unção.
_______
A Fundação de Ação Social tem recebido apoio de empresas, instituições e da população para atender famílias em vulnerabilidade social e pessoas em situação de rua que passam por dificuldades por causa da pandemia do novo coronavírus. Desde o dia 1 de abril, a FAS arrecada alimentos não perecíveis, roupas masculinas e produtos de higiene e limpeza. O único produto que não está chegando são as roupas masculinas, importantes para o atendimento às pessoas em situação de rua acolhidas nos abrigos do município. As doações podem ser feitas nas 21 lojas da rede de supermercados Condor, em 12 lojas dos supermercados Festval, na rede Mr Hoopy, no ParkShopping Barigui, entre outros pontos. Em caso de doações de maior volume, o Disque Solidariedade faz a retirada dos produtos. Para saber qual ponto de coleta mais próximo, basta acessar curitiba.pr.gov.br ou ligar no 156.
_______
Nesta quinta-feira, a Igreja católica entra de modo profundo no mistério da morte e ressurreição do Senhor. Este ano, a vivência desse momento será diferente: cada fiel, em casa, com sua família. ACom as igrejas fechadas por causa do isolamento social, a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB preparou um roteiro especial de celebração para ser feito em família nesta Quinta-feira Santa. Para as famílias organizarem a celebração, a Comissão faz algumas sugestões: Esta celebração poderá ser realizada juntamente com a ceia em família. Desta forma, durante o dia, seja preparado o jantar para a família, bem como os demais elementos para a celebração; Na mesa, podem ser colocadas uma vela e a Bíblia aberta no Evangelho de João (capítulo 13), além dos pratos, talheres e o que mais for necessário para a refeição (caso a refeição seja feita junto com a celebração); Os que moram na mesma casa sejam motivados para a celebração. À noite, em torno da mesa, ainda sem o jantar posto, começa a celebração em família. – Desde cedo, poderá ser colocado um jarro com uma toalha em algum lugar de destaque na casa. Para mais detalhes, acesse cnbb.org.br.
_______
Para estimular a população a confeccionar máscaras de tecido para se proteger durante a pandemia no novo coronavírus, a Anvisa publicou algumas orientações. De acordo com o órgão, qualquer pessoa pode fazer uso de máscaras de uso não profissional, inclusive crianças e pessoas debilitadas. As máscaras de tecido e artesanais devem ser feitas com tecidos 100% algodão ou cotton. Também pode ser utilizado o TNT, feito de material sintético – “desde que o fabricante garanta que o produto não causa alergia e seja adequado para uso humano”, alerta a agência. Devem ser evitados os tecidos que podem irritar a pele, como poliéster puro e outros sintéticos. A máscara deve ser feita nas medidas corretas para cobrir totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais. A Anvisa também chama a atenção para a importância de não manipular a máscara, enquanto a pessoa estiver na rua. E, antes de retirá-la, é preciso lavar as mãos.

_______

Embora uma vacina contra o coronavírus esteja descartada como solução de curto ou médio prazo, para muitos ela é a única possibilidade de saída real do impacto causado pelo coronavírus – até lá, o mundo estaria fadado a momentos de maior ou menor isolamento social. Por isso, é sempre uma ótima notícia qualquer avanço nesse sentido. Ontem, a revista “The Scientist” publicou a notícia de quatro vacinas – duas americanas, uma chinesa e uma britânica, que já foram aprovadas para testes em seres humanos.
_______
Mais de 300 médicos voluntários se uniram para oferecer consultas virtuais gratuitas a pacientes com sintomas ou já diagnosticados com o novo coronavírus. A ideia partiu do cardiologista Leandro Rubio e do oncologista Raphael Brandão, que decidiram criar a plataforma virtual Missão Covid. Além de acompanhar os casos, com orientações para minimizar sintomas mais brandos, o projeto também auxilia os pacientes a saber o momento necessário para buscar as unidades de saúde para uma possível internação por Covid-19. Para o público, o acesso ocorre após a conclusão de um simples cadastro na página. Aos médicos que tenham interesse em contribuir o site também disponibiliza um canal especial. A orientação médica por telemedicina visa não sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde pública e particular. Para utilizar, basta acessar missaocovid.com.br/.
______
Um dos grandes funis complicadores da pandemia da Covid-19 em todo mundo é o acesso a respiradores. No Brasil, a produção atual está muito abaixo da demanda prevista. Em uma ação para minimizar essa diferença, o Ministério da Saúde assinou ontem o 1º contrato para fabricar respirador em larga escala no país. Serão entregues 6.500 aparelhos até agosto, com expectativa de 2.000 unidades no primeiro mês.
______
Além de interditar as praias, a Prefeitura de Guaratuba, no litoral do Paraná, instalou, nesta quarta, barreiras sanitárias nas entradas da cidade para evitar o avanço do coronavírus na região durante o feriado da Páscoa.  Segundo a prefeitura, Motoristas e passageiros dos carros passarão por uma avaliação das condições de saúde, como medição da temperatura. Quem apresentar febre terá que retornar para a cidade de origem ou se optar em ficar em Guaratuba será obrigado ficar durante 15 dias de quarentena na cidade, monitorado pelas equipes da prefeitura. Quem desrespeitar a interdição das praias, pagará R$ 2 mil de multa.  Em Matinhos e Pontal do Paraná, as praias também estão fechadas por decretos municipais. E em Paranaguá, a prefeitura decretou toque de recolher e multa para quem descumprir o isolamento.

______

Dois dos adversários mais clássicos do futebol brasileiro, Grêmio e Internacional, se uniram em uma campanha para arrecadar fundos para estruturar 80 novos leitos de UTI na Santa Casa de Misericórdia para tratamento de pacientes da Covid-19. Chamada de “O GreNal mais importante da história”, a campanha estimula os torcedores e toda a população do Rio Grande do Sul a doarem à instituição de saúde. As doações para a campanha poderão ser feitas para uma conta específica da campanha. O número da conta está disponível no site oficial dos times. Já em São Paulo, foram as torcidas organizadas dos quatro principais clubes – Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo – que se uniram para arrecadar doações para as populações carentes. Os grupos têm arrecadado e distribuído alimentos, produtos de higiene e limpeza, álcool gel e até doações de sangue, já que os bancos de sangue têm sofrido com a ausência de doadores durante o período de isolamento social.

_______

A Diocese de Patos, na Paraíba, doou R$ 55 mil de um fundo mantido pelos padres para situações de emergência – como o auxílio a padres que estão sem paróquias ou em tratamento de saúde – para a aquisição de um respirador para o Hospital Regional de Patos. A cidade já tem 28 casos e uma morte por causa do coronavírus. Além disso, os padres da diocese abriram mão de seus rendimentos – três salários mínimos – por dois meses para pagar funcionários e manter os itens essenciais de cada igreja.

______

No Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta terça-feira, a CNBB, juntamente com a OAB, a Comissão Arns, a Academia Brasileira de Ciências, a Associação Brasileira de Imprensa e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência assinaram o Pacto pela Vida e pelo Brasil. O documento reconhece que o Brasil vive uma grave crise – sanitária, econômica, social e política – e que exige de todos, especialmente de governantes e representantes do povo, o exercício de uma cidadania guiada pelos princípios da solidariedade e da dignidade humana, assentada no diálogo maduro, corresponsável, na busca de soluções conjuntas para o bem comum, particularmente dos mais pobres e vulneráveis. O texto também fala da necessidade da disciplina do isolamento social, para que não se coloque em risco a saúde e sobrevivência do povo brasileiro, seguindo as orientações dos organismos nacionais e internacionais de saúde. O texto do Pacto pela Vida e pelo Brasil está no site cnbb.org.br.

______

Cerca de 1200 cestas básicas foram entregues na sexta-feira para centenas de famílias de catadores de recicláveis de Curitiba e Região Metropolitana cadastrados na Rede CataParaná. A ação é uma iniciativa da Rede Quarentena Solidária – um grupo de voluntários de diferentes áreas de atuação que unem esforços para diminuir o impacto da pandemia do novo coronavírus no Paraná, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná. O objetivo da ação é contribuir para que esses trabalhadores, que dependem da renda da reciclagem, possam fazer a quarentena em suas casas, tendo garantida a sua alimentação. Conheça essa e outras iniciativas acessando: quarentenasolidaria.com.br/.
______
Um estudo na Austrália observou que um remédio antiparasita, usado geralmente para tratar verminoses, foi capaz de inibir o crescimento do novo coronavírus em cultura de células, controlando o microorganismo em 48 horas. Os cientistas observaram que uma dose única da droga Invermectin foi capaz de combater o vírus. Atualmente, esse medicamento está disponível no mercado em todo o mundo. Os cientistas alertam que, apesar do potencial de efetividade do medicamento observado em laboratório, ele ainda não pode ser usado com segurança em seres humanos infectados com o novo coronavírus, tampouco em casos de automedicação. O estudo precisa ser continuado com testes clínicos e testes em humanos para concluir a efetividade da droga em doses seguras para humanos. Em outros estudos, o Ivermectin já se mostrou eficiente contra outros vírus, como HIV, Dengue, Influenza e Zika vírus.
_______
O Papa Francisco doou 750 mil dólares para as Obras Missionárias na intenção de ajudar os países, atendidos pela instituição, no combate ao coronavírus. O pontífice pediu às Igrejas que façam doações, na medida de suas possibilidades, as Pontifícias Obras Missionárias. O auxílio visa especialmente países da América Latina e África. Os dois locais contam com diversas obras missionárias da Igreja, pois já vivem a escassez de recursos. A intenção é destinar um fundo inicial de emergência para auxiliar na área da saúde. O prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Tagle, afirmou que o Santo Padre está convidando toda a vasta rede da Igreja a enfrentar os desafios que estão por vir diante da pandemia.
______
Curitiba tem a primeira morte por coronavírus nesta madrugada de segunda-feira. A vítima era uma paciente de 56 anos com várias comorbidades, que esteve em visita a familiares em São Paulo. No retorno, no dia 22 de março, ele começou a apresentar complicações, mas ele só procurou atendimento no dia 29, quando foi internada já com quadro complicado de saúde, após procurar atendimento em uma Unidade de Saúde de Curitiba, no dia 29. Neste mês de março houve um aumento de cerca de seis vezes no número de internamentos por problemas respiratórios na rede municipal de Curitiba. De acordo com o último boletim da Covid-19 em Curitiba, havia 45 pacientes internados, sendo 12 em estado grave, ou seja, fazendo uso de um respirador.
_______
A Agência Nacional de Saúde Suplementar informou que os beneficiários de planos de saúde podem fazer consultas por telessaúde, ou telemedicina, com a utilização da rede assistencial, da mesma forma que seriam realizadas no sistema presencial em consultórios e clínicas, que ocorriam antes da determinação do isolamento social. Além disso, a ANS informou que se o prestador de serviço não pertencer à rede de atendimento do plano do beneficiário, o usuário do plano poderá ser atendido e depois pedir o reembolso, se o contrato permitir essa opção.
________
A Justiça do Trabalho de São Paulo determinou em decisão liminar neste domingo que as plataformas de entrega Rappi e iFood paguem assistência financeira de ao menos um salário mínimo aos entregadores afastados por integrarem grupos de risco, por suspeita de coronavírus ou por estarem com a doença. A decisão é válida para todo o Brasil. O magistrado decidiu que os dois aplicativos devem fornecer álcool gel 70% aos entregadores para que eles possam higienizar as mãos e também seus veículos e mochilas usadas nas entregas. As empresas deverão também disponibilizar lavatórios com água corrente e sabão para que os entregadores possam lavar as mãos, e dar orientações a respeito das medidas de controle tomadas no âmbito da pandemia.
_______
A Rede Família Solidária, da Secretaria da Justiça, Família e Cidadania do Paraná, organizou um mutirão de voluntariado para organizar, na Paróquia do São Braz, um Centro de Distribuição de Donativos. A Paróquia passa a receber a doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza e cobertores que serão repassadas a entidades sociais mais impactadas pela pandemia do coronavírus. Não haverá doação para pessoas físicas nos locais de arrecadação. Todas serão encaminhadas às instituições cadastradas no Nota Paraná ou no aplicativo Paraná Solidário. Os interessados podem fazer a doação diretamente na paróquia, a partir de hoje, do meio dias às 5 da tarde. É possível também doar pela internet, por meio da página da Rede Família Solidária no Facebook, onde também é possível cadastrar novas entidades.
______
O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, anunciou medidas mais duras para controlar o fluxo de clientes nos supermercados da cidade. Diante do alto número de denúncias de aglomerações em diversos estabelecimentos comerciais, foram fixadas regras mais rígidas que limitam o número de pessoas dentro dos mercados da cidade. As novas medidas entram em vigor já a partir desta segunda. O decreto municipal publicado ontem determina apenas uma pessoa a cada 25 metros quadrados. Fiscais ficarão nas portas para garantir a medida e dar orientações aos clientes. Além disso, só será permitida a entrada de uma pessoa por família. Idosos acima dos 65 anos não podem entrar nos estabelecimentos comerciais sem a utilização de máscaras e luvas. Crianças não podem entrar nos mercados e o Conselho Tutelar foi convocado par fiscalizar e impedir a entrada de crianças nesses estabelecimentos.
______
Pesquisadores da Rede CoVida, iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), indicam que o Ceará deve ser o primeiro estado brasileiro a atingir o pico de infecções pelo novo coronavírus, no dia 25 de abril. Além disso, o relatório estima que o Estado deve superar os 3 mil pacientes com a doença ainda nesta semana e ficar em segundo lugar entre os mais afetados do país. Já são 824 pessoas infectadas e 26 mortos com complicações pela doença, um mês após a primeira confirmação de infecção pelo novo coronavírus no Ceará, de acordo com os registros da Secretaria da Saúde do Estado, divulgados neste domingo.

______

Um manifesto assinado por 40 grandes empresas acaba de lançar o movimento #NãoDemita. Dentre as companhias que endossam o movimento estão varejistas como o Grupo Pão de Açúcar e o Magazine Luiza, grandes bancos, fabricantes de alimentos, empresas de tecnologia, saúde e investimentos. O documento publicado no site  da campanha naodemita.com diz que: “A primeira responsabilidade social de uma companhia é retribuir à sociedade o que ela proporciona a você – começando pelas pessoas que dedicam suas vidas, todo dia, ao sucesso do seu negócio. É por isso que nossa maior responsabilidade, agora, é manter nosso quadro de funcionários. Empresários de todos os setores e dimensões podem assinar o manifesto e se juntar ao movimento no próprio site.

_____
A Semana Santa deste ano será singular no mundo todo em razão da pandemia do Covid-19. Por isso, a Arquidiocese de Curitiba, reforçando o apelo para que os fiéis católicos permaneçam em sua igreja doméstica, disponibilizou um roteiro litúrgico para o Domingo de Ramos e o Tríduo Pascal. O desejo dos seminaristas do Convívio Emaús, da Arquidiocese de Florianópolis, que escreveram o roteiro foi de, mesmo nas duras condições impostas neste momento, celebrar a festa maior dos cristãos com profundidade. A arquidiocese reforça o convite para que todas as famílias orem em comunhão dentro de suas casas. Todas as celebrações nas paróquias estão mantidas, mas sem a presença de público. O roteiro litúrgico já está disonível para download no site arquidiocesedecuritiba.org.br.
______
Uma família que mora em Curitiba, e que está cumprindo o isolamento domiciliar, decidiu ajudar os médicos e funcionários do Hospital Pequeno Príncipe costurando pijamas. Os pijamas impedem que os funcionários levem qualquer tipo de contaminação para fora do hospital. As peças, que depois de feitas são esterilizadas, podem ser usadas não só por quem está no cuidado direto com os pacientes, mas por todos os funcionários. O material foi cedido pelo hospital, só faltava mesmo a mão de obra.
Além da Márcia, todos da casa também decidiram ajudar. Em quatro dias, eles produziram mais de 50 peças. A família da Márcia faz parte de um grupo de 50 pessoas que fazem voluntariado à distância para o Pequeno Príncipe. A expectativa é de que, juntos, eles costurem 600 pijamas e máscaras de tecido para ajudar a equipe.
______
Com a queda no movimento nas ruas, reforço das recomendações de isolamento social e incerteza sobre a economia por causa do coronavírus, autônomos e microempreendedores precisam buscar alternativas para tentar amenizar o impacto nos negócios. Para tentar ajudar estes profissionais, uma startup curitibana desenvolveu um aplicativo chamado Olist Shops, que cria uma “vitrine online” e ajuda empreendedores a continuar trabalhando pelas redes sociais e aplicativos de mensagem em meio à pandemia. Em três minutos a pessoa baixa o aplicativo, coloca as fotos do produto ou serviço e cria o link para compartilhar, sem cobranças ou comissões. Segundo o criador do aplicativo, Tiago Dalvi, cerca de 4 mil pessoas aderiram à plataforma em oito dias desde o lançamento. Quem quiser saber mais e se cadastrar para criar uma loja online gratuita, basta acessar OLIST.COM.
_______

A partir desta semana, todo o material recolhido pelo Lixo Que Não É Lixo (coleta seletiva de Curitiba) fica em quarentena por 24 horas antes de ser separado para venda pelas associações de catadores do Ecocidadão. A orientação é do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria do Meio Ambiente com base em informações sobre o tempo de sobrevivência do novo coronavírus na superfície de vários tipos de materiais. Essa é uma medida preventiva para proteger a saúde dos catadores, que fazem o manuseio desses resíduos. Estima-se que o vírus pode sobreviver por cerca de 12 horas em materiais como os resíduos recicláveis. A recomendação do Meio Ambiente é que se aguarde um dia para fazer a separação do material recebido.

_____

O Conselho Episcopal Latino Americano, o CELAM, anunciou que fará no próximo dia 12, o Ato de consagração da América Latina e do Caribe à Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América, “para pedir-lhe a saúde e o fim da pandemia, colocando-nos sob seu olhar amoroso nestes momentos difíceis, em que Ela pode abrir-nos as portas da esperança”. Em comunicado, a presidência do Celam convida todos os países da América Latina e do Caribe a participarem por meio das plataformas digitais e de outros meios de comunicação. A nota explica que as catedrais e templos de cada país, dioceses e paróquias devem tocar 12 badaladas no começo do Terço Missionário oferecido pela saúde das pessoas dos cinco continentes. Após a oração, será celebrada a Santa Missa da Ressurreição, culminando com o Ato de Consagração a Nossa Senhora de Guadalupe com a oração proposta pelo CELAM e uma homenagem, no mesmo lugar onde o Papa Francisco rezou em silêncio em fevereiro de 2016 pedindo à Virgem de Guadalupe pelo mundo inteiro.

_______

Os bispos de Curitiba emitiram nesta semana uma carta aos padres da Arquidiocese com orientações para a Semana Santa, que inicia nesse Domingo de Ramos, dia 5, e encerra no domingo de Páscoa, 12 de abril. Devido ao coronavírus, a Semana que representa o momento central da fé católica será vivida de forma ‘singular’, como descrevem os bispos. Eles destacam a orientação para os padres manterem todas as celebrações, incentivando suas transmissões quando possível. As orientações na Arquidiocese de Curitiba seguem as determinações emitidas pela Santa Sé. Os padres devem celebrar todos os ritos da Semana Santa mesmo sem a presença imediata dos fiéis, comunicando previamente os horários para que os fiéis possam orar em comunhão em suas casas. Entre os atos litúrgicos, neste ano não ocorrem o lava-pés nem as procissões, entre outras alterações. Todos os detalhes estão em arquidiocesedecuritiba.org.br.

______

A CNBB continua sua iniciativa de oração em comunhão com toda a Igreja no Brasil. Nesta quarta-feira, 1º de abril, às 3 e meia da tarde, mais uma vez será formada uma corrente nacional com a oração do Terço da Esperança e da Solidariedade. O Terço será transmitido pela Evangelizar e todas as TVs e emissoras de rádio de inspiração católica do país, e páginas da CNBB no Facebook e no Youtube. Quem vai conduzir o momento de oração é o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, direto do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, Minas Gerais. O Terço da Esperança e da Solidariedade é uma iniciativa da CNBB frente à pandemia do novo coronavírus e em comunhão com o Papa Francisco no compromisso de intensificar as orações neste período, unindo todo o Brasil em um momento comum de oração.

______

Com muitas famílias que sobrevivem do recolhimento e da venda de recicláveis, atividade fortemente impactada pelo fechamento de empresas e do comércio, a Vila Torres, em Curitiba, vem sofrendo com os reflexos da pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Para auxiliar os moradores, uma iniciativa da Província Marista Brasil Centro-Sul, Grupo Marista e da PUCPR, em parceria com o Padre Joaquim Parron e a Associação de Moradores da Vila das Torres, busca arrecadar doações de itens essenciais, como cestas básicas, além de produtos de higiene e limpeza. Um sistema de drive-thru foi montado para que as doações sejam recebidas, higienizadas e armazenadas com segurança e sem a necessidade de contato físico, seguindo as recomendações de isolamento social da OMS. Para quem deseja doar sem sair do carro, basta se dirigir ao endereço onde funciona o drive-thru: Av. Comendador Franco, 1034. O atendimento é das 8h da manhã às 5 da tarde.

______
O Papa Francisco enviou uma carta nesse final de semana à Comissão Pan-Americana de Juízes para os Direitos Sociais alertando os governos que adotem medidas para defender a população do Covid-19 e com uma reflexão sobre as consequências sociais a serem enfrentadas. Segundo o Papa, “é verdade que essas medidas “incomodam” aqueles que são obrigados a cumpri-las, mas é sempre para o bem comum e, a longo prazo, a maioria das pessoas as aceita e se move com uma atitude positiva. Os governos que enfrentam a crise mostram a prioridade de suas decisões: primeiro as pessoas. E isso é importante, pois sabemos que defender as pessoas supõe um prejuízo econômico”, destaca Francisco. Segundo o Papa, escolher o oposto levaria à morte de muitas pessoas, algo como um genocídio viral. Para os problemas sócio econômicos do futuro, ele lança um apelo a fim de repensar o valor como a chave para criar um mundo diferente e melhor.
______
“Como é possível ser Igreja sem comunidade reunida”? Essa é uma das questões iniciais lançadas no vídeo que a Arquidiocese de Curitiba lançou nas suas redes sociais e que em poucas horas alcançou centenas de curtidas e compartilhamentos. No vídeo, a Arquidiocese parabeniza padres, bispos, diáconos, religiosos e a todo o povo de Deus pela perseverança, fé e criatividade neste momento de enfrentamento de uma pandemia. “A Igreja é uma mãe lutadora! Não há pessoas nas igrejas, mas há Igreja nas pessoas, diz um trecho do vídeo. Para a produção do material, a Arquidiocese contou com a equipe da TV Evangelizar. O vídeo está disponível em arquidiocesedecuritiba.org.br e também na página da Arquidiocese no Facebook.
______
Começou a funcionar aqui em Curitiba, o serviço de escuta e acolhimento TelePaz, criado pela Prefeitura para o enfrentamento do novo coronavírus. O serviço é destinado às pessoas que sintam necessidade de conversar com um psicólogo por medo e ansiedade devido à pandemia da covid-19. O atendimento é feito por 12 psicólogos clínicos experientes, que normalmente atendem nos ambulatórios da Secretaria da Saúde e que agora estão com as atividades suspensas devido à pandemia. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo telefone 41 3350-8500.
______
Além do atendimento psicológico, Curitiba também já conta desde a semana passada com a videoconsulta para atendimento médico de pacientes suspeitos da Covid-19 pelo SUS. O atendimento médico por videoconferência é feito por agendamento todos os dias, das 8h às 23h. Primeiro, a  pessoa passa por uma triagem pelo telefone 3350-9000. Constatada a necessidade do atendimento, o paciente recebe no celular um link que vai dar acesso à consulta on-line, que deve ocorrer no mesmo dia.
______
A CNBB convida a todos a viverem de forma muito especial o Domingo de Ramos durante a quarentena do coronavírus. Cada um e cada família, em suas casas, são chamados a celebrar o próximo domingo com fé e esperança. Por isso, a CNBB propõe cinco pontos para ajudar os fiéis na celebração do Domingo de Ramos. Os pontos são: rezar pedindo a graça de bem viver a Semana Santa, ainda que em recolhimento em casa; colocar no portão ou na porta de casa alguns ramos; participar das celebrações transmitidas pela televisão ou pelas redes sociais; comprometer-se a, no futuro, participar ativamente da Coleta da Campanha da Fraternidade para ajudar os mais pobres; e motivar pelas redes sociais que outras pessoas a também celebrarem o domingo de Ramos desse mesmo modo.
______
Todas as unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná passam a ser pontos de arrecadação de donativos para ajudar no combate ao coronavírus. A ação é coordenada pela Defesa Civil estadual, com apoio das corporações de segurança pública do Estado, secretarias estaduais para obter materiais de higiene e alimentos não perecíveis. O esforço faz parte das ações do Governo do Estado para minimizar o impacto da pandemia no Paraná. As entregas nos quartéis podem ser feitas das 8h às 17h30. O objetivo é atender as pessoas que fazem parte do grupo de risco de contaminação pelo vírus e famílias em vulnerabilidade social, além de unidades hospitalares dos municípios do Estado e instituições filantrópicas.
______
A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos fez indicações sobre como celebrar a Semana Santa diante da pandemia de Covid-19. A CNBB traduziu o documento com as propostas de adequação à realidade brasileira. Também foram oferecidas sugestões para as coletas da Solidariedade e para os Lugares Santos. O documento da Congregação reitera que a data da Páscoa não pode ser transferida e deve ser celebrada por bispos e párocos. A orientação é que os fiéis sejam informados do horário de início das celebrações, para que possam participar da oração em seus lares. Já as procissões podem ser transferidas para outros dias adequados, por exemplo, nos dias 14 e 15 de setembro, quando é celebrada a Festa da Exaltação da Santa Cruz. A CNBB reforça que vai manter as orientações das autoridades de saúde para se evitar aglomerações a aplicar o isolamento social. Mais detalhes sobre como proceder nas celebrações da Semana Santa estão no site www.cnbb.org.br.
______
 A Igreja tem buscado várias formas de continuar sua missão evangelizadora diante da pandemia da covid-19. A Comissão para a Vida e a Família da CNBB por exemplo tem realizado transmissões ao vivo nas redes sociais. Direto de sua residência episcopal, em Rio Grande (RS), o presidente da Comissão, dom Ricardo Hoepers, conduz o encontro virtual intitulado Hora da Vida. Dom Ricardo ressaltou que o momento de oração e formação “faz bem para a saúde do corpo e da alma”. O momento Hora da Vida será oferecido sempre aos domingos, às 21h, e vai abordar até o dia 26 de abril, os temas “Ser concebido e nascer”, “Adoecer e curar”, “Perecer e morrer”, “O suicídio” e “O Evangelho da vida”. Para as terças-feiras, a Comissão vai oferecer o momento Hora da Família, também às 21h.

___________________

Com o avanço do Coronavírus no mundo, é importante ficar atento e tomar os devidos cuidados para prevenir a disseminação da doença. Já são mais de  700 mil pessoas infetadas no mundo e 34 mil mortes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) pede que toda a população mundial adote medidas de isolamento social para ganhar tempo e fortalecer seus respectivos sistemas de saúde.

O que fazer para se prevenir:

  • Lavar bem as mãos várias vezes ao dia por mais de 20 segundos com água e sabão;
  • Lave os pulsos, entre os dedos e embaixo das unhas;
  • Use álcool em gel 70%;
  • Se for tossir ou espirrar cubra a boca e o nariz com o braço ou com lenço de papel;
  • Os ambientes devem estar bem ventilados;
  • Não compartilhe objetos pessoais como computadores, canetas, celulares, talheres e copos.
  • Se puder, fique em casa.

O Governo do Paraná preparou um vídeo com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica para explicar alguns detalhes importantes sobre a prevenção.

 

Fonte:

Governo do Paraná

Revista Exame

 

Siga Insta site

tenha acesso a conteúdos exclusivos Cadastre-se

Fique por dentro das novidades da Evangelizar FM e participe dos nossos concursos exclusivos.
Venha fazer parte da Família Evangelizar.

Cadastro realizado com sucesso.

conheça a obra evangelizar é preciso

Conheça a Associação Evangelizar é Preciso. Torne-se um associado. Faça parte da Nossa Obra.

Saiba Mais