Notícias

PASSOS PARA CANONIZAÇÃO DE UM SANTO

24 de outubro de 2019

Você sabe como uma pessoa se torna Santa? Neste mês de outubro, ganhamos a primeira Santa brasileira. Irmã Dulce, agora Santa Dulce dos Pobres.

O processo todo para chegar a esse feito é longo. Atualmente, a missão de investigar com detalhes a vida daquele fiel é feita pelo bispo ou postulador da diocese do “candidato à santidade”. O primeiro passo é entender o motivo desse fiel para ser “venerado”, que pode ser por suas virtudes ou martírio. Todas as informações precisam ser analisas e checadas minuciosamente e encaminhadas à Congregação para as Causas dos Santos.

Nesta etapa os teólogos consultores, cardeais e até mesmo o Papa, podem analisar os registros. Se for comprovado que realmente um milagre aconteceu (no caso do martírio não é necessário), então segue o processo de beatificação. Este é o primeiro passo para a canonização.

No caso de Irmã Dulce, o milagre responsável pela sua beatificação foi um caso de hemorragia gravíssima após o parto de uma moradora da cidade de Malhador, no interior de Sergipe. Ela intercedeu, pela agora Santa Dulce, e a hemorragia foi cessada.

Para que o Servo de Deus seja canonizado, é preciso ser comprovado o segundo milagre. A exigência do Vaticano é que este segundo milagre ocorra após a conclusão do processo de beatificação. No caso de Madre Teresa de Calcutá, foi a cura inexplicável do câncer de estômago da jovem indiana Monica Besra, de 35 anos, salvando-a da morte em 1998.

Mas você deve estar se perguntando: Como podemos saber o que é um milagre? São quatro as exigências para comprovar a veracidade do milagre: ser preternatural (a ciência não consegue explicar), instantâneo (acontecer logo após a oração), duradouro e perfeito.

No nosso canal no youtube.com/radioevangelizarfm, você vai conferir a Websérie exclusiva em honra a Santa Dulce dos Pobres. Não perca!

 

Texto – Caroline Ribeiro

Colaboração – Padre Luis Fernando Costa

Revisão – Juliana Sartori

Baner-Webserie

tenha acesso a conteúdos exclusivos Cadastre-se

Fique por dentro das novidades da Evangelizar FM e participe dos nossos concursos exclusivos.
Venha fazer parte da Família Evangelizar.

Cadastro realizado com sucesso.

conheça a obra evangelizar é preciso

Conheça a Associação Evangelizar é Preciso. Torne-se um associado. Faça parte da Nossa Obra.

Saiba Mais